menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Procon cita empresas com mais reclamações

O coordenador Henrique Amaral orienta o consumidor sobre práticas abusivas.

Coordenadoria de Comunicação - 24/01/2022

Procon cita empresas com mais reclamações

Demora na fila da Caixa Econômica além do que determina a lei, que são 15 minutos, aumentos exorbitantes nas contas de água e energia, alteração de planos de telefonia sem o prévio consentimento do cliente. Essas são as reclamações recorrentes ao Procon de Primavera do Leste, segundo a análise do coordenador Henrique Amaral.

Em visita a Caixa Econômica, Henrique Amaral foi informado de que a mudança de horário, inicialmente de 8 às 13 para 9 às 14 fez com que muitos desinformados viessem no antigo horário o que ocasionou uma espera mais longa antes de entrar na agência e, “já nas dependências da Caixa, nesse período de férias aumenta muito a demanda, além de que a agência de Primavera atende outros municípios e, naturalmente cresce o volume de serviços”.  

A Caixa tem a previsão de mais três funcionários admitidos no último concurso para melhorar o atendimento.

Quanto a majoração nas contas de água e energia não há uma explicação plausível por parte das concessionárias, conforme Amaral, “se não pagar, corta o fornecimento e o usuário, vivendo esse momento de dificuldades, enfrentando o desemprego, muitas vezes se sente agredido na sua dignidade, porque água e energia são essenciais para a sobrevivência das pessoas e, alguns boletos passaram de cem reais para cento e oitenta, sem nenhuma explicação”.

A telefonia, Segundo Amaral, altera o plano sem prévia negociação com o cliente, “pode ser que a mudança seja melhor, tenha mais vantagens, entretanto, é imprescindível a aprovação de quem contratou os serviços, isso é respeito com quem confia nos serviços ofertados”.

Empréstimos consignados

Além das reclamações envolvendo o dia a dia das pessoas, o Procon de Primavera do Leste é sempre procurado pelas pessoas que tem empréstimos consignados e, alvo dessas ofertas de crédito por parte das instituições financeiras são os aposentados e pensionistas.

Os aposentados e pensionistas chegam até o Procon para reclamar dos descontos da sua aposentadoria, muitas vezes um valor que eles desconhecem. Analisando os casos, o Procon identifica imediatamente a prática abusiva de descontos sem o conhecimento e a autorização do consumidor.  

A maior dificuldade nessas situações é que os consumidores só buscam o Procon depois que já foram descontados pelo menos 03 (três) parcelas do empréstimo, caracterizando uma certa autorização para a financeira cobrar o pagamento.

A prática é bastante comum no mercado, embora poucos aposentados e pensionistas recorrem ao Procon para reclamar de suas demandas. Mesmo que o número de reclamações possa ser reduzido, vale ressaltar a importância da matéria pela grande vulnerabilidade que é este tipo de consumidor.

Para Amaral, uma orientação importante é sempre ter a presença de algum familiar, que possa analisar sobre propostas de créditos no momento de assinar um contrato, evitando assim “dores de cabeça futuras”.

O PROCON aconselha aos aposentados e pensionistas que:

1) Ao fazer empréstimo que deem preferência pela contratação física e não por telefone;

2) Tome cuidado com seus dados, não os forneça para pessoas estranhas ou empresas sem procedência;

3) faça uma pesquisa sobre o correspondente bancário;

4) Não confirme a contratação de nenhuma modalidade de empréstimo caso não tenha solicitado; 

5) Sempre que houver necessidade de denúncia junto ao Procon, o cidadão deverá tazer, além de seus documentos pessoais o extrato do INSS.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Primavera do Leste realiza o maior programa de recapeamento da história

Mais de 10 equipes participam da Copa Primavera de Voleibol em Primavera do Leste

Prefeitura convida população para entrega de Títulos de Regularização Fundiária

Prefeitura se reúne com população e usuários do CAPS para debater luta Antimanicomial

10° Festival de dança com “tema cinema” será entre 23 a 25 de junho

Programa ‘Meu Bairro de Cara Nova’ será lançado nesta sexta-feira em Primavera do Leste

Quando procurar atendimento na UPA?

Primavera do Leste assina convênios de mais de R$100 milhões

Inaugura a Primeira Praça vertical de Primavera do Leste no Bairro Belvedere

Secult recebe exposição “Boé-Bororo olhares da alteridade em bordados e cerâmica”

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333