menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Procon cita empresas com mais reclamações

O coordenador Henrique Amaral orienta o consumidor sobre práticas abusivas.

Coordenadoria de Comunicação - 24/01/2022

Procon cita empresas com mais reclamações

Demora na fila da Caixa Econômica além do que determina a lei, que são 15 minutos, aumentos exorbitantes nas contas de água e energia, alteração de planos de telefonia sem o prévio consentimento do cliente. Essas são as reclamações recorrentes ao Procon de Primavera do Leste, segundo a análise do coordenador Henrique Amaral.

Em visita a Caixa Econômica, Henrique Amaral foi informado de que a mudança de horário, inicialmente de 8 às 13 para 9 às 14 fez com que muitos desinformados viessem no antigo horário o que ocasionou uma espera mais longa antes de entrar na agência e, “já nas dependências da Caixa, nesse período de férias aumenta muito a demanda, além de que a agência de Primavera atende outros municípios e, naturalmente cresce o volume de serviços”.  

A Caixa tem a previsão de mais três funcionários admitidos no último concurso para melhorar o atendimento.

Quanto a majoração nas contas de água e energia não há uma explicação plausível por parte das concessionárias, conforme Amaral, “se não pagar, corta o fornecimento e o usuário, vivendo esse momento de dificuldades, enfrentando o desemprego, muitas vezes se sente agredido na sua dignidade, porque água e energia são essenciais para a sobrevivência das pessoas e, alguns boletos passaram de cem reais para cento e oitenta, sem nenhuma explicação”.

A telefonia, Segundo Amaral, altera o plano sem prévia negociação com o cliente, “pode ser que a mudança seja melhor, tenha mais vantagens, entretanto, é imprescindível a aprovação de quem contratou os serviços, isso é respeito com quem confia nos serviços ofertados”.

Empréstimos consignados

Além das reclamações envolvendo o dia a dia das pessoas, o Procon de Primavera do Leste é sempre procurado pelas pessoas que tem empréstimos consignados e, alvo dessas ofertas de crédito por parte das instituições financeiras são os aposentados e pensionistas.

Os aposentados e pensionistas chegam até o Procon para reclamar dos descontos da sua aposentadoria, muitas vezes um valor que eles desconhecem. Analisando os casos, o Procon identifica imediatamente a prática abusiva de descontos sem o conhecimento e a autorização do consumidor.  

A maior dificuldade nessas situações é que os consumidores só buscam o Procon depois que já foram descontados pelo menos 03 (três) parcelas do empréstimo, caracterizando uma certa autorização para a financeira cobrar o pagamento.

A prática é bastante comum no mercado, embora poucos aposentados e pensionistas recorrem ao Procon para reclamar de suas demandas. Mesmo que o número de reclamações possa ser reduzido, vale ressaltar a importância da matéria pela grande vulnerabilidade que é este tipo de consumidor.

Para Amaral, uma orientação importante é sempre ter a presença de algum familiar, que possa analisar sobre propostas de créditos no momento de assinar um contrato, evitando assim “dores de cabeça futuras”.

O PROCON aconselha aos aposentados e pensionistas que:

1) Ao fazer empréstimo que deem preferência pela contratação física e não por telefone;

2) Tome cuidado com seus dados, não os forneça para pessoas estranhas ou empresas sem procedência;

3) faça uma pesquisa sobre o correspondente bancário;

4) Não confirme a contratação de nenhuma modalidade de empréstimo caso não tenha solicitado; 

5) Sempre que houver necessidade de denúncia junto ao Procon, o cidadão deverá tazer, além de seus documentos pessoais o extrato do INSS.

Veja também:

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura ampliação da EMEI Sonho de Criança

Secretaria de Saúde de Primavera do Leste apresenta boletim epidemiológico com referência ao mês de outubro

Primavera do Leste se prepara para final de semana repleto de competições esportivas

Inclusão no palco: Festival Velha Joana promove espetáculos com interpretação em Libras em tempo real

Prazo de pré-matrícula para novos estudantes da rede municipal de ensino de Primavera do Leste vai até 17 de novembro

Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove campanha de atendimento integral à saúde do homem

Vigilância Sanitária recebe dois carros novos da Prefeitura de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura reforma geral da UPA

Mutirão da Conciliação Fiscal 2024: Contribuinte tem oportunidade de renegociar débitos com a Prefeitura de Primavera do Leste e garantir descontos

Prefeitura de Primavera do Leste realiza entrega oficial da pavimentação asfáltica e iluminação de rua que dá acesso ao Distrito Industrial José de Alencar

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3500-4500