Prefeitura anuncia que não haverá festividades de carnaval

Pronunciamento foi feito em coletiva de imprensa que ainda abordou avanço da Covid-19 e vacinação para crianças.

Coordenadoria de Comunicação - 19/01/2022

Diego Eifler
Prefeitura anuncia que não haverá festividades de carnaval

O Prefeito Municipal Leonardo Bortolin anunciou que não haverá festividades de carnaval em Primavera do Leste em 2022, em uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta terça-feira (18), no gabinete da prefeitura.

Não se trata de cancelamento do carnaval, já que este não estava organizado. Bortolin ainda revelou que o ponto facultativo de segunda e terça de carnaval foram cancelados, preservando apenas o de quarta-feira de cinzas.

Todos os eventos de aglomeração pública foram suspensos, como é o caso do bailinho que acontece aos domingos na Pista da Caminhada.

As medidas foram tomadas por conta do avanço dos números da Covid-19 em Primavera do Leste.

Apenas em janeiro foram registrados 700 novos casos, com sete pessoas internadas na UTI.

Para ajudar no enfrentamento da doença, a prefeitura em parceira com o Governo do Mato Grosso, abriu mais 10 leitos.

Vacina já

É preciso que a população também faça a parte dela. Bortolin revelou que 19 mil primaverenses estão em atraso com a segunda, terceira ou se quer tomaram qualquer dose.

“Isso nos entristece e envergonha, pois infelizmente chegamos na marca de 19 mil que não tomaram a primeira dose ou está em atraso com a segunda ou terceira dose. Nós que já fomos premiados como o município que mais vacinou do Estado”, lamenta o prefeito.

A vacina não impede a contaminação, mas diminui consideravelmente o agravamento da doença. Isso pode ser comprovado com os dados passados pela secretária de saúde, onde foi constatado déficit com o sistema vacinal em 100% dos casos de enfermaria e 80% das internações na UTI.

A Secretaria de Saúde, Maria Roseli Aparecida Correia, endossa o coro em prol da vacinação. “Procure as unidades e vacine-se. Nós sabemos que a melhor medida de prevenção contra a Covid é a vacinação. Verificamos que mesmo com o aumento dos números, os casos são leves e moderados. Os casos que estão agravando são de quem não tomou a primeira, segunda ou a dose de reforço”, alerta.

Roseli ainda garante que a cidade tem vacina suficiente para toda a população, com estoque dos quatro imunizantes.

O presidente da CDL, Naudi Rohr, também apoia as medidas. “O meu apelo é para os empresários que tenha funcionário que não se vacinou que o incentive a vacinar, porque quem paga a conta é o empresário. Os números dizem a verdade. Não é o que o vizinho diz, não é aquele que não quer se vacinar, vá atrás da ciência e vamos vacinar”, incentiva.

Vacinação infantil

Outro tema abordado na coletiva foi a vacinação infantil que começará neste sábado (22).

A vacinação será feita nos postos, ESF 6 - Primavera II e ESF 11 - Buritis, das 7h30 às 13h, para crianças com comorbidades e deficiências.

A criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsável munidos de documento. Não é necessária autorização médica para a vacinação, mas será preciso apresentar um documento que comprove que o pequeno esteja dentro do grupo estipulado.

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mônia Maia, revela que a expectativa é que sejam vacinadas 6.586 crianças, de 5 a 11 anos, mas neste primeiro momento, somente 390 doses serão aplicadas. A medida que novos imunizantes cheguem, mais cronogramas serão anunciados.