Prefeitura de Primavera do Leste e Governo de MT lançam o maior programa de cirurgias e exames da história

Com lançamento do “Programa Mais MT Cirurgias”, Primavera fará 10 mil procedimentos médicos.

Coordenadoria de Comunicação - 14/01/2022

Diego Eifler

A Prefeitura de Primavera do Leste oficializou o lançamento do “Programa Mais MT Cirurgias”, que promete mais de 10 mil procedimentos médicos, na manhã da última sexta-feira (14), na Praça da Juventude, no Bairro São José.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, Prefeito Municipal Leonardo Bortolin, Vice-prefeito Ademir Goes, vereadores e outras autoridades.

Os primaverenses que foram à Praça da Juventude, além de conhecer o programa, fizeram o agendamento dos seguintes exames e cirurgias: 81 tomografias de coluna, 23 tomografias de crânio, 3 colecistectomia, 27 laqueadura, 14 varisectomia, 17 vasectomia que totaliza 61 cirurgias.

Investimento de quase R$ 6 milhões

Gilberto Figueiredo lembrou que esse projeto foi desenhado em 2019, mas por conta da pandemia, teve que ser adiado.

Em Primavera, foi iniciado hoje, e recebeu R$ 1.605,024, ou seja, 30% do total dos R$ 5.348.297,57 prometidos pelo Governo Estadual. A Prefeitura Municipal ainda investirá mais R$ 589.746,98. Chegando ao total de R$ 5.938.044,55. “É um dia importante, mas não podemos dizer que é um dia de festa. Nós estamos aqui hoje para dar transparência ao programa lançando, para suavizar e se possível acabar com o sofrimento da população que aguarda a muito tempo as cirurgias eletivas”, ressalta o Secretário Estadual.

Figueiredo ainda pediu para quem conseguiu o agendamento não faltar aos exames e cirurgias.  “Hoje é um dia histórico para todos nós, porque todo mundo sabe a importância da segurar uma vida. Nós estamos vindo de dois anos assustados com a pandemia, mas nesse momento, temos a oportunidade de lançar o “MT Mais Cirurgias”. Quero pedir a população mais um pouquinho de paciência, todo mundo será atendido”, relata o vice-prefeito Ademir Goes.

Serão feitas 2087 cirurgias e 8123 exames

O município cadastrou no “Programa Mais MT Cirurgias” quatro propostas, as quais já foram aprovadas e contemplam cirurgias de ginecologia, cirurgia geral, vascular, urologia, ortopedia e oftalmologia, totalizando 2087 cirurgias cadastradas.

Dentre os exames estão: ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom de olhos, retinografia, somando 8123 exames. Todas as cirurgias e exames serão realizados até o fim do ano.

“Vocês aqui, estão sendo os primeiros dos 10 mil primaverenses que serão contemplados com seus exames e cirurgias, o maior programa de exames e cirurgias da história de Primavera do Leste. Pode falar para o vizinho, familiar ou conhecido que está aguardando na fila de espera, que a prefeitura vai zerar as filas de Primavera do Leste”, explica Bortolin.

“Nós podemos ser conhecidos por investir em obras de infraestrutura, escola, creche, mas não existe nenhum investimento maior do que se investir na saúde das pessoas”, complementa o prefeito.

Governo Estadual destinou R$ 105 milhões

O objetivo do “Programa Mais MT Cirurgias” é incentivar a realização de procedimentos eletivos e reduzir a demanda reprimida existente, visando ajustar a regulação do acesso à níveis gerenciáveis na rotina diária da fila de espera, para atender as necessidades no atendimento aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), regulados através das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios. Em todo o Estado, o investimento será de R$ 105 milhões.