IBGE abre 3.624 vagas em Mato Grosso para o Censo 2022. Em Primavera do Leste, também haverá contratações

No Estado, há 3.624 vagas em quatro Processos Seletivos Simplificados (PSS) com inscrições abertas.

20/12/2021

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai contratar em Primavera do Leste 1 ACM (agente censitário municipal) e 7 ACS (agente censitário supervisor), para esses funções os candidatos precisam ter ensino médio completo. Já para a função de recenseador, são 54 vagas disponíveis para candidatos com no mínimo ensino fundamental completo. Ao todo, em todo o país, serão mais de 200 mil funcionários temporários para a realização do Censo Demográfico 2022.

As inscrições para ACM - Agente Censitário Municipal, ACS - Agente Censitário Supervisor (nível médio) e recenseador (nível fundamental) vão apenas até o dia 29 de dezembro de 2021; estão abertas também inscrições para processos para ACAI - Agente Censitário de Administração e Informática - e para CCA - Coordenador Censitário de Área (nível médio).

ACESSE O LINK DE INSCRIÇÃO:

http:// https://www.ibfc.org.br/

Em Mato Grosso, há 3.624 vagas em quatro Processos Seletivos Simplificados (PSS) com inscrições abertas.

São 134 chances para agente censitário municipal (ACM) e 340 oportunidades para agente censitário supervisor (ACS) no estado. Essas duas funções estão no mesmo processo seletivo, que exige escolaridade de nível médio completo. As inscrições vão até o dia 29 de dezembro de 2021.

Os melhores colocados em cada município ocuparão a vaga de agente censitário municipal, que será o responsável por coordenar a coleta do Censo 2022 naquela cidade. Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores. As remunerações
dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e de R$ 1.700 para ACS, com jornada de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Além do salário, ACM e ACS terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais. Os contratos dos dois cargos terão duração prevista de cinco meses, podendo ser renovados.

O IBGE também vai contratar 3.103 recenseadores em todo o estado de Mato Grosso. À exigência é de nível fundamental completo. Esse profissional é o responsável por entrevistar os moradores para coletar os dados. Ele é remunerado por produtividade, de acordo com o número de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra).

Os recenseadores terão direito ainda a férias e 13º salários proporcionais. A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais. Os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados. As inscrições para o cargo de recenseador começam nesta quarta-feira (15-12) e vão até 29 de dezembro de 2021.