CMTU orienta sobre a importância de dirigir com segurança e responsabilidade durante as férias de fim de ano

Como muitas famílias aproveitam o Natal e Ano Novo para passear, é importante tomar cuidados para evitar acidentes.

20/12/2021

Os acidentes de trânsito aumentam durante o período de festas de fim de ano, principalmente por causa do consumo de bebida alcoólica combinado a direção. Infelizmente muitas pessoas perdem a vida por causa da falta de prudência no trânsito.

Para que o fim de ano seja com segurança no trânsito e os dias de festas não se transformem em cinzas, a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano intensifica a orientação para que os motoristas redobrem a atenção, principalmente na volta para casa depois das celebrações de natal e ano novo.

Segundo do coordenador Thiago Silva, respeitar o limite de velocidade e a sinalização são indispensáveis para evitar acidentes. "O que deixamos de orientação a educação no trânsito seja exercida por todos os motoristas. É um tipo de aprendizado que mostra os direitos e os deveres do cidadão no trânsito devem ser colocados em prática. Tanto motoristas como pedestres devem respeitar as placas de trânsito para manter o tráfego em ordem e evitar acidentes", orienta.

PRODÊNCIA NO TRÂNSITO, AMOR A VIDA

A manutenção preventiva também faz parte da segurança no trânsito. No fim do ano, muita gente pega a estrada para viajar, e a manutenção do veículo precisa estar em dia para evitar imprevisto, que podem estragar todo o planejamento da família com uma quebra ou pane no veículo.

"O fato é que o trânsito não nos dá garantias e a única esperança que cada um pode dar a si mesmo é que dirigir defensivamente: de cara limpa, respeitando as leis de trânsito, com revisões preventivas. E não esquecer de manter a atenção máxima ao volante se antecipando aos perigos. Isso diminui bastante a possibilidade de acidentes, mortes e feridos", recomenda.

Para o coordenador da CMTU, é importante que todos faça a sua parte para garantir "o direito de ir e vir com segurança, ilesos, sem ferir ou ser ferido no trânsito. Sem matar e sem morrer. Apenas que consigam chegar em segurança. Feliz Natal, condutores e pedestres. E um 2022 com muito amor à vida, prudência e paz no trânsito", deseja Silva.