menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Em Primavera do Leste a queima de fogos de artifícios é proibida durante o ano inteiro

Segundo a legislação do município, é permitida apenas a queima de fogos com efeitos visuais que não emitem som.

20/12/2021

É um assunto que divide muitas opiniões, mas uma coisa é fato: a venda e a queima de fogos de artifícios sonoros são proibidos em Primavera do Leste. De acordo com a Lei Municipal 1.880 de 2020, quem descumprir as regras poderá ser notificado e multado no valor de R$ 548,06.



PERMITIDO

Segundo a legislação do município, é permitida apenas a queima de fogos com efeitos visuais que não emitem som. Essa é uma regra que vale durante o ano todo, mas que precisa ser reforçada nesta época por causa da festas de fim de ano "é um momento de entretenimento para as famílias por ser tradição queimar fogos de artifício, porém é preciso entender que os fogos com emissão de som fazem barulhos que causam incômodo aos animais, idosos e recém-nascidos. É um período de celebração, mas isso precisa ser feito sem prejudicar o próximo", afirma Amarildo Martins, coordenador do setor de posturas.

TRADIÇÃO QUE PODE PREJUDICAR

A queima de fogos de artifício é costume tradicional em muitos países. Apesar dessa prática ser apreciada por algumas pessoas (principalmente em épocas festivas) ela pode causar danos irreversíveis aos animais, ambiente e pessoas, podendo ser entendida como uma forma de poluição atmosférica e sonora (para saber mais sobre esse tema leia a matéria: “Poluição sonora: o que é e como evitá-la“). Muito se fala sobre os danos causados pelo barulho dos fogos de artifício. Mas o que nem todos imaginam é que, além da poluição sonora, a queima de fogos de artifício emite compostos poluentes para a atmosfera, o que também a caracteriza como uma forma de poluição do ar. Para saber mais sobre esse tema, dê uma olhada na matéria: “O que é poluição do ar? Conheça causas e tipos“.


HISTÓRIA

Os fogos de artifício foram levados até a Europa pelos árabes, passando a ser utilizados na Itália, no final do século XIV, em festividades de caráter cívico e/ou religioso. Desde então, há relatos da sua utilização para diversas finalidades, principalmente em períodos de comemorações.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Primavera do Leste dá passos importantes em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Primavera do Leste recebe os Jogos Escolares Regionais: cidade se transforma em um verdadeiro palco esportivo

Feira da Lua de volta ao Tuiuiú: Produtos frescos, lanches saborosos, brinquedos grátis e música ao vivo esperam a população

Primavera do Leste recebe a atriz e coreógrafa Mariana Muniz em espetáculo emocionante

Feriado de Corpus Christi em Primavera do Leste: veja o que abre e o que feche

Últimos dias para se inscrever no Casamento Comunitário de Primavera do Leste!

Mutirão da Conciliação Fiscal: a chance de ouro para regularizar suas pendências fiscais em Primavera do Leste

Prefeitura, Legislativo e Poder Judiciário se unem para promover "Circulo de Paz" neste mês

Prefeitura de Primavera do Leste promove programação especial na Semana Mundial do Meio Ambiente

Programação cultural gratuita traz arte, música e diversão para toda a família

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333