menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Primavera do Leste se consolida como uma das principais potências agrícolas do país

Dia da Agricultura é marcado pela importância do setor, responsável por cerca de 17% da economia municipal

Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 20/10/2021

Primavera do Leste se consolida como uma das principais potências agrícolas do país

A produção agrícola é um dos pilares da economia de Primavera do Leste. Soja, milho e algodão são os principais cultivos do município, reconhecido nacionalmente por ser uma das principais potências do agronegócio. O dia 17 de outubro foi marcado como o Dia da Agricultura, sendo assim, se faz relevante conhecer o contexto do setor na cidade.

Há 547 mil hectares destinados à agricultura, sendo 300 mil hectares dedicado à produção de soja, 180 mil hectares de produção de milho e entre 70 mil e 80 mil hectares de algodão, feijão e outras culturas.

Primavera do Leste possui aproximadamente 5.200 empresas instaladas no município, dos quais 12% são ligadas diretamente ao agronegócio. Do total de empregos gerados em 2021 na cidade, 25% foram na área do agro.

O agro representa 17% da economia de Primavera do Leste, no que tange ao volume relativo à produção primária, grãos e pecuária. Entretanto, quando avaliada a indústria da transformação tendo como matéria-prima os produtos da agricultura, esse impacto pode dobrar, agregando valor à produção sob a ótica de verticalização industrial.

A agricultura primaverense teve início na década de 1970, quando produtores, em sua maioria, oriundos da região Sul, desbravaram o cerrado do Centro-Oeste, abrindo áreas e produzindo inicialmente arroz e soja. O desenvolvimento do setor agrícola tem crescido muito nos últimos anos, e o que eram apenas duas culturas no passado, hoje, deu espaço a dezenas de comodities e diversificação da produção na área industrial.

Em 2020, o Estado de Mato Grosso exportou, somente em soja, 22,305 milhões de toneladas, o que corresponde um aumento de 10%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Quase 900.000 toneladas foram produzidas em Primavera do Leste, segundo dados do IBGE.

No âmbito da gestão pública, a Secretaria Municipal de Agricultura atua diretamente em três setores, sendo a agricultura familiar, meio ambiente e na defesa das políticas públicas em defesa do setor agrícola. “Buscamos constantemente melhorar o escoamento da produção e dar melhores condições ao produtor, desburocratizar licenças e autorizações junto à Secretaria de infraestrutura, visando a melhoria das estradas rurais, legalização de cascalheiras, e na substituição de pontes de madeira por concreto. Ainda atuamos institucionalmente junto a órgãos ambientais como SEMA, INCRA e INTERMAT. Sempre buscando estar ao lado dos produtores e entidades como Sindicato Rural de nossa cidade”, pontua o secretário-chefe da pasta, Toninho Filho.

Veja também:

Secretário de Agricultura estreita relação com o produtor rural nas questões ambientais

Investimentos na Agricultura Familiar fortalece o setor

Prefeito, Ministério Público e Águas de Primavera assinaram a repactuação de contrato

Arborização reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade social, diz Léo Bortolin

Dia Mundial da Água

Município e Funasa firmam convênio para perfuração de um poço artesiano no Projeto de Assentamento São Gabriel

Os Horários de funcionamento das feiras livres

MP doa dois veículos para Secretaria de Meio Ambiente

Já estão funcionando três, dos cinco, Ecopontos que serão colocados na cidade.

Inscrições para o Festival de Comida de Rua estão abertas

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333