Compartilhe:
No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos. Liberação de endorfina pode ajudar pacientes a recuperarem a autoestima
03/09/2021
Ajudar as famílias e pessoas próximas a identificarem os sinais dos transtornos mentais que estão por trás do suicídio, é um dos principais objetivos do "Setembro Amarelo", mês dedicado à prevenção ao suicídio que é responsável por uma morte a cada 45 minutos. Entre as diversas situações que podem indicar a intenção de atentar contra a própria vida, a mais evidente é o desequilíbrio. Alterações de comportamento caracterizado pela compulsividade alimentar, aumento da irritação, excesso de sono ou insónia e uso de drogas como refúgio podem apontar a vulnerável ao suicídio. Especialistas afirmam que falar sobre as aflições e angustias é a melhor saída para se prevenir de doenças que podem levar ao fim trágico.
Todos os dias, 32 pessoas dão fim a própria vida, no Brasil, conforme levantamento realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, De acordo com o psiquiatra Lawrence Assis, entender que o suicídio está ligado à transtornos mentais como depressão e bipolaridade é necessário para combater as mortes motivadas pelo distúrbio. "A mente suicida está associada à predisposição genética, mas não é só isso. Quando o paciente desenvolve doenças psiquiátricas, ele também pode ser levado ao mais elevado grau das consequências que esses problemas trazem, e o mais assustador é o suicídio. Esse impulso também pode ser estimulado pelo consumo de drogas e bebida alcoólica", explica o médico que ainda afirma família tem um papel muito importante para ajudar no tratamento precoce.
O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para se libertar dos transtornos que podem levar alguém a tirar a própria vida, a melhor saída é falar sobre os problemas que afetam a autoestima, autoconfiança e, por muitas vezes, tira o encanto pela vida. Na Rede Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste, o paciente encontro profissionais preparados para ouvir e orientar quem precisa de ajuda. Os atendimentos são oferecidos através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Saúde Mental que dispõem de médicos especialistas, além de psicologos, assistente social e enfermeiro.
Segundo a secretária de saúde, Laura Kelly, para ter acesso ao atendimento especializado da saúde mental, basta ao paciente ir até a unidade básica de saúde mais próxima e, após passar por uma triagem, o paciente passa a ter acompanhamento e encaminhado para o atendimento adequado. "Numa situação de depressão ou qualquer outro quadro de transtorno mental, o paciente precisa de acolhimento. Por isso, temos profissionais preparados em todas as unidades de saúde para receber esse paciente e dar ele o acompanhamento necessário para que o prazer pela vida seja reativado nele", orienta.
Outro hábito que ajuda a evitar o suicídio, é o estilo de vida saudável. A boa alimentação e a prática regular de atividade física podem reduzir os feitos das doenças mentais. Assim, o paciente pode ter um reencontro com o bem estar e autoestima. "Durante uma atividade física, uma substância natural chama endorfina é liberada pelo cérebro. Com essa liberação no organismo, surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois que o exercício termina. Essa sensação de prazer também se completa quando associada a uma boa alimentação e boas noites de sono', recomenda o psiquiatra Lawrence.
Veja também:
Primavera do Leste envia maior delegação para os Jogos Escolares da etapa regional
Prefeitura de Primavera do Leste e IFMT se unem para criar aplicativo que vai revolucionar o atendimento à população
Gestão ativa e ação imediata: Prefeitura inicia obra emergencial na Avenida Mata Fria
Agricultura Familiar garantirá alimentos frescos para a merenda escolar em 2025 em Primavera do Leste
Nova metodologia e foco em resultados marcam atuação do PROCON em Primavera do Leste
Secult realiza mais uma edição do Circuito do Rock neste sábado (26)
Prefeitura reforça cuidado com a cidade e intensifica ações de bem-estar ambiental
Prefeitura inicia obras nas cabeceiras da ponte sobre o Rio Culuene
Mais de 100 oportunidades de emprego estão disponíveis no Sine de Primavera do Leste nesta semana
Prefeitura intensifica força-tarefa para remoção de veículos abandonados nas vias públicas
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO