Compartilhe:
No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos. Liberação de endorfina pode ajudar pacientes a recuperarem a autoestima
03/09/2021
Ajudar as famílias e pessoas próximas a identificarem os sinais dos transtornos mentais que estão por trás do suicídio, é um dos principais objetivos do "Setembro Amarelo", mês dedicado à prevenção ao suicídio que é responsável por uma morte a cada 45 minutos. Entre as diversas situações que podem indicar a intenção de atentar contra a própria vida, a mais evidente é o desequilíbrio. Alterações de comportamento caracterizado pela compulsividade alimentar, aumento da irritação, excesso de sono ou insónia e uso de drogas como refúgio podem apontar a vulnerável ao suicídio. Especialistas afirmam que falar sobre as aflições e angustias é a melhor saída para se prevenir de doenças que podem levar ao fim trágico.
Todos os dias, 32 pessoas dão fim a própria vida, no Brasil, conforme levantamento realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, De acordo com o psiquiatra Lawrence Assis, entender que o suicídio está ligado à transtornos mentais como depressão e bipolaridade é necessário para combater as mortes motivadas pelo distúrbio. "A mente suicida está associada à predisposição genética, mas não é só isso. Quando o paciente desenvolve doenças psiquiátricas, ele também pode ser levado ao mais elevado grau das consequências que esses problemas trazem, e o mais assustador é o suicídio. Esse impulso também pode ser estimulado pelo consumo de drogas e bebida alcoólica", explica o médico que ainda afirma família tem um papel muito importante para ajudar no tratamento precoce.
O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para se libertar dos transtornos que podem levar alguém a tirar a própria vida, a melhor saída é falar sobre os problemas que afetam a autoestima, autoconfiança e, por muitas vezes, tira o encanto pela vida. Na Rede Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste, o paciente encontro profissionais preparados para ouvir e orientar quem precisa de ajuda. Os atendimentos são oferecidos através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Saúde Mental que dispõem de médicos especialistas, além de psicologos, assistente social e enfermeiro.
Segundo a secretária de saúde, Laura Kelly, para ter acesso ao atendimento especializado da saúde mental, basta ao paciente ir até a unidade básica de saúde mais próxima e, após passar por uma triagem, o paciente passa a ter acompanhamento e encaminhado para o atendimento adequado. "Numa situação de depressão ou qualquer outro quadro de transtorno mental, o paciente precisa de acolhimento. Por isso, temos profissionais preparados em todas as unidades de saúde para receber esse paciente e dar ele o acompanhamento necessário para que o prazer pela vida seja reativado nele", orienta.
Outro hábito que ajuda a evitar o suicídio, é o estilo de vida saudável. A boa alimentação e a prática regular de atividade física podem reduzir os feitos das doenças mentais. Assim, o paciente pode ter um reencontro com o bem estar e autoestima. "Durante uma atividade física, uma substância natural chama endorfina é liberada pelo cérebro. Com essa liberação no organismo, surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois que o exercício termina. Essa sensação de prazer também se completa quando associada a uma boa alimentação e boas noites de sono', recomenda o psiquiatra Lawrence.
Veja também:
Recital anual da Escola Municipal de Música de Primavera do Leste começa hoje (2)
Programação cultural do fim de semana tem Circuito do Rock, Pôr do Sol com MPB no Lago Municipal e Bailinho
Documentário resgata trajetória da artista plástica Evangeline Alcântara Takeuchi
Meio Ambiente: Secretaria reforça fiscalização e notifica proprietários de terrenos onde há acúmulo de lixo
Abertura do Natal Encantado com Deive Leonardo será na Arena Multieventos, na próxima segunda-feira (2)
Secretaria de Cultura divulga agenda cultural que vai animar fim de semana em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste inaugura ampliação da EMEI Sonho de Criança
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste apresenta boletim epidemiológico com referência ao mês de outubro
Primavera do Leste se prepara para final de semana repleto de competições esportivas
Inclusão no palco: Festival Velha Joana promove espetáculos com interpretação em Libras em tempo real
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO