Compartilhe:
O atendimento é oferecido gratuitamente para a população, em sessões de 30 minutos. Projeto é realizado em parceria com o Sindicato Rural e Senar
02/09/2021
A equoterapia pode proporcionar inúmeros benefícios para as pessoas que possuem alguma deficiência física ou mental. Em Primavera do Leste, a Secretária Municipal de Saúde tem auxiliado pacientes através da equoterapia por meio do projeto Sela do Saber.
Esse recurso terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. De acordo com a equoterapeuta Hamara Sarmento, o cavalo, com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial do paciente. Esse trabalho associado ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas. "O cavalo pode proporcionar entre 1.800 a 2.200 ajustes tônico-clonicos durante uma sessão de 30 minutos de equoterapia. Isso significa que pode melhorar o ajuste da musculatura, além de provocar estilos cerebrais que atingem diretamente o aspecto emocional do paciente", explica.
Lúcia Helena Martins, 9 anos, passou a praticar a equoterapia para ajudar no desenvolvimento. Segundo a Sarmento, que acompanha a paciente desde o início da terapia, o cavalo pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de pacientes que têm epilepsia de difícil controle, como é o caso dela. "A Helena tem se desenvolvido muito bem. Mesmo sendo portadora da epilepsia de difícil controle, o caso dela é bem controlado. O desenvolvimento dela em fala, interação social tem sido muito satisfatória e ela vem apresentando melhorar constante", comemora.
Desde 2017, o projeto Sela do Saber é filiado à Associação Nacional de equoterapia e tem autorização para exercer esse tipo de reabilitação. O trabalho é desenvolvido por duas equoterapeutas e mais um condutor. O projeto é realizado em parceria com a Sindicato Rural, Senar e Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste. Atualmente, cerca de 15 pacientes são atendidos. "Para nós é uma alegria muito grande poder contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que através desse trabalho tão sensibilizado desenvolvido pelos profissionais da saúde", diz prefeito Leonardo Bortolin.
Para Marinalva da Conceição, a equoterapia tem feito a diferença no dia a dia da filha Vitória. Depois de um ano de sessões, as melhoras das sequelas deixadas pela paralisia cerebral estão em constante evolução. "Eu estou muito feliz, porque hoje o equilíbrio e a coordenação motora da Vitória melhoraram bastante. Hoje ela consegue segurar o irmãozinho dela no colo sem deixar cair", conta.
Para ter acesso aos atendimentos oferecidos pelo Sela do Saber é preciso procurar uma unidade de saúde para que o encaminhamento seja feito conforme a orientação médica.
Veja também:
Maio Amarelo terá ações educativas de prevenção a acidentes de trânsito
Cuidar de quem cuida: Secretaria de Assistência homenageia mais de 200 mães nos CRAS
Sinfra de Primavera do Leste conclui restauração de importante via do Distrito Industrial
Primavera do Leste respira esporte com a realização da Copa Craques de Vôlei
Programa Castrapet retoma atendimentos em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste celebra Natal Encantado com noite de adoração imperdível com o renomado pregador Deive Leonardo
Prefeitura Municipal realiza limpeza e operação tapa buracos no Distrito Industrial José de Alencar
Inscrições para se tornar membro suplente do Conselho Tutelar de Primavera do Leste vão até dia 24
Inscrições para o Festival Prima Canta 2024 vão até dia 15 de abril
Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de coleta seletiva de lixo que passará a funcionar em maio
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO