menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Fazenda

Projeto apoiado pela Prefeitura de Primavera ajuda na reabilitação de pacientes através da equoterapia

O atendimento é oferecido gratuitamente para a população, em sessões de 30 minutos. Projeto é realizado em parceria com o Sindicato Rural e Senar

02/09/2021

A equoterapia pode proporcionar inúmeros benefícios para as pessoas que possuem alguma deficiência física ou mental. Em Primavera do Leste, a Secretária Municipal de Saúde tem auxiliado pacientes através da equoterapia por meio do projeto Sela do Saber.

Esse recurso terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. De acordo com a equoterapeuta Hamara Sarmento, o cavalo, com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial do paciente. Esse trabalho associado ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas.  "O cavalo pode proporcionar entre 1.800 a 2.200 ajustes tônico-clonicos durante uma sessão de 30 minutos de equoterapia.  Isso significa que pode melhorar o ajuste da musculatura, além de provocar estilos cerebrais que atingem diretamente o aspecto emocional do paciente", explica.

Lúcia Helena Martins, 9 anos, passou a praticar a equoterapia para ajudar no desenvolvimento. Segundo a Sarmento, que acompanha a paciente desde o início da terapia, o cavalo pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de pacientes que têm epilepsia de difícil controle, como é o caso dela. "A Helena tem se desenvolvido muito bem. Mesmo sendo portadora da epilepsia de difícil controle, o caso dela é bem controlado. O desenvolvimento dela em fala, interação social tem sido muito satisfatória e ela vem apresentando melhorar constante", comemora.

Desde 2017, o projeto Sela do Saber é filiado à Associação Nacional de equoterapia e tem autorização para exercer esse tipo de reabilitação. O trabalho é desenvolvido por duas equoterapeutas e mais um condutor.  O projeto é realizado em parceria com a Sindicato Rural, Senar e Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste. Atualmente, cerca de 15 pacientes são atendidos. "Para nós é uma alegria muito grande poder contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que através desse trabalho tão sensibilizado desenvolvido pelos profissionais da saúde", diz prefeito Leonardo Bortolin.

Para Marinalva da Conceição, a equoterapia tem feito a diferença no dia a dia da filha Vitória. Depois de um ano de sessões, as melhoras das sequelas deixadas pela paralisia cerebral estão em constante evolução. "Eu estou muito feliz, porque hoje o equilíbrio e a coordenação motora da Vitória melhoraram bastante. Hoje ela consegue segurar o irmãozinho dela no colo sem deixar cair", conta.

Para ter acesso aos atendimentos oferecidos pelo Sela do Saber é preciso procurar uma unidade de saúde para que o encaminhamento seja feito conforme a orientação médica.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Servidores participam de capacitação sobre licenciamento ambiental descentralizado

Comércio poderá funcionar normalmente no feriado da Consciência Negra

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nova Ponte do Rio Café agora em novembro

R$ 800 mil serão investidos em ações culturais no município de Primavera do Leste

Primavera do Leste é destaque em MT na aplicação de vacinas e recebe prêmio do Governo do Estado

Prefeitura de Primavera do Leste promove Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio

Governo do Estado atende pleito de produtores de Primavera do Leste e anuncia pavimentação da MT-448

Prefeitura anuncia mudanças no secretariado de Agricultura e Meio Ambiente

Boletim Corona vírus 19.08.21

Boletim Corona vírus 20.07.21

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333