menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Atendimento à mulher promovido pela Secretaria de Assistência Social de Primavera do Leste é elogiado pela Casa da Mulher Brasileira

Secretária Leninha Riva diz que ações integradas podem ajudar a ampliar os atendimentos as mulheres vítimas de violência doméstica, além de ampliar o amparo que elas tanto precisam.

26/08/2021

Oferecer assistência para as mulheres que sofrem algum tipo de violência é uma das prioridades da Secretária Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste. Para buscar novas referências e melhorar um trabalho que já vem sendo desenvolvido no município, uma equipe da assistência em parceria com a Sala da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores visitou a Casa da Mulher Brasileira, em Campo Campo, em Mato Grosso do Sul, agora no Agosto Lilás, mês representa conscientização e combate à violência contra a mulher.  

Durante visita à Casa da Mulher Brasileira, a secretária Leninha Riva apresentou o trabalho de atendimento às mulheres desenvolvido pela equipe da Assistência Social através das unidades dos  CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social).  A segunda-dama, Márcia Góes, e a coordenadora,  Alexssandra Ziliotto, coordenadora de assistência Social também defenderam as políticas públicas implantadas no município, além das vereadores Vanessa Melo, Karla da Saúde e Enfermeira Giovana.




De acordo com a subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini,  o trabalho realizado em Primavera do Leste está sendo muito importante para o fortalecimento as políticas públicas em defesa das mulheres. "Inicialmente agradecemos a visita da gestora da política de assistência social, acompanhada da primeira dama e vereadoras do município de Primavera do Leste. Nos sentimos honradas e gratificadas em compartilharmos os resultados exitosos da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande que através dos serviços integrados acolhe e protege as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Destaco que o município de Primavera do Leste demonstrou que através do trabalho em rede já atua firmemente na prevenção e proteção às vítimas.  Desejamos êxito nas articulações para que Primavera do Leste também implante a Casa da Mulher Brasileira no município," completa.

ATENDIMENTO ÀS MULHRES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Em Primavera do Leste, as que são vítimas de violência são incluídas no cadastro único e, por meio, dos programas sociais dos governos estadual e federal, por exemplo, o Programa Ser Família. Através dessas ações, recebem auxílio alimentação e financeiro, kit maternidade quando gestante, composto por manta cueiro, toalha, lençol travesseiro e jogo de roupa, meia toalha de boca e fralda descartável. Além disso, o município auxilia com atendimento psicológico com escuta qualificada para que as vítimas se sintam seguras para contar os relatos da violência que sofreram aos profissionais.

Outro ajuda oferecida, é o acolhimento com moradias temporárias. Todo mulher vítima de violência pode contar com hospedagem temporária gratuita. Conforme a política de atendimento às mulheres, as vítimas de violência doméstica, que por causa do histórico de agressões física e violência psicológica, não se sentem seguras para retornar aos seus lares, são levadas para hotéis credenciados pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, onde podem permanecer o tempo necessário até que consigam se reestabelecer ou encontre um novo lugar para morar.

Ao conhecer o trabalho da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, a secretária Leninha Riva avaliou que algumas ações podem ser implementadas em Primavera do Leste. "Nós ficamos apaixonadas com o trabalho que conhecemos. Além disso, a integração da Delegacia da Mulher, Policia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Patrulha
Maria da Penha Municipal, tem ajudado a dar mais eficiência no atendimento as mulheres que, infelizmente, ficam em situação de vulnerabilidade", afirma.  

Veja também:

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Secretaria de Educação distribui materiais didáticos complementares para professores e estudantes da rede municipal de ensino

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333