Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A industrialização é uma realidade em Primavera

E oxigena a geração de emprego

24/08/2021

Diego Eifler
A industrialização é uma realidade em Primavera

O perfil econômico de Primavera do Leste é privilegiado devido à pluralidade das frentes de trabalho. Aqui temos os setores de serviços, comércio, indústria e agropecuária que oferecem oportunidades, emprego e renda. O acumulado de janeiro a junho de 2021 registra um aumento significativo de carteira assinada, sendo o comércio o campeão de contratações com 32,67%, seguido do setor de serviços com 30,55% e em terceiro lugar no ranking está a agropecuária com 22,21%. A indústria corresponde 10,92% e a construção civil 3,95%. Analisando esses percentuais constata-se que o município tem bom desempenho em todas as áreas.

A coordenadora de Indústria e Comércio, Cátia Paim, entende que Primavera não foi diferente dos outros municípios na retração das atividades econômicas durante a pandemia. “Nos meses de março a maio de 2020 registrou-se queda nos índices de empregos reflexo dos impactos ocasionados pela pandemia, embora o município não tenha parado totalmente. Algumas atividades tiveram redução de funcionários por conta das medidas restritivas. Outras, como a construção civil, continuaram empregando. O agro também permaneceu dentro da normalidade, o ano encerrou com saldo positivo de empregados e empregabilidade.

O grande salto para a industrialização foi a criação do Distrito Industrial Advino Castelli, com recursos próprios, disporá de toda a infraestrutura – água, esgoto, energia elétrica e asfalto. Serão 11 empresas com perspectivas de 1.500 empregos, que vão somar com muitas outras de diversas atividades, já instaladas no município, nos outros distritos como também em áreas particulares, mas pleno funcionamento, oxigenando a economia da região.

Para o secretário de Indústria e Comercio, Franklin Rohr, a normalidade do funcionamento das empresas em Primavera e

conseqüentemente a volta do preenchimento das vagas de emprego, tem uma importância especial, “porque refletem positivamente em toda a região, os municípios circunvizinhos são beneficiados diretamente, o mercado fica aquecido, porque começa a gerar renda e as pessoas entram na rotina, gastando em supermercado, farmácia, postos de gasolina, enfim oxigena a economia”.

Franklin entende que a industrialização que se tornou uma realidade no município vem de um processo de muitos anos, “é uma aposta de muitos empresários – pequenos, médios e grandes – que acreditaram, investiram quando Primavera ainda era incipiente nessa área e, junto com o poder público tornaram o município atrativo para ser a potencia que é hoje”.

Para atender a demanda de vagas ofertadas pelas indústrias, a Prefeitura instituiu a segunda etapa do Projeto Qualifica Primavera, desenvolvido pelo SENAI, qualificando mão de obra em diversas áreas de forma gratuita. O prefeito Léo Bortolin tem uma ampla visão dos benefícios da instalação dessas indústrias no município, principalmente na geração de empregos. A sua gestão investe pesado na qualificação de mão de obra.

Segundo o prefeito, o jovem de Primavera tem a oportunidade de se qualificar, de maneira gratuita, para tender essa demanda - “procuro me inteirar sobre quais as dificuldades que cada empresa tem com mão de obra e solicito do SENAI exatamente os cursos para atendê-las; queremos diminuir o desemprego em nosso município e proporcionar bem estar, tranqüilidade e qualidade de vida às famílias”.

Maria Luiza