Primavera do Leste supera a média estadual e imuniza quase 50% da população
O público vacinado já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19
06/07/2021
Em Primevera do Leste, 42,74% da população acima de 18 anos já recebeu, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O percentual está acima da média do Governo do Estado, que é de 39,02% de acordo com o sistema LocalizaSUS, que registra os dados da vacinação no país. Desde o início da campanha de imunização, o município já aplicou 24.564 doses, sendo que desde total 5.122 correspondem a segunda dose do imunizante.
Na área da Saúde, 2.403 trabalhadores já foram imunizados com pelo menos a primeira dose, sendo 24% acima da meta prevista. A vacinação dos trabalhadores da saúde está em fase de continuidade porque novos profissionais ainda estão sendo contratados pela Rede de Assistência Saúde que se mantém em constante ampliação. Primavera do Leste foi um dos primeiros munícipios a concluir a aplicação da primeira dose em trabalhadores da educação. Ao todo, 1.823 profissionais foram imunizados, o que corresponde a 23% acima do estimado pela Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso.
Outros grupos prioritários como forças de segurança e salvamento, trabalhadores da assistência social já foram 100% vacinados. Além disso, o munícipio está em fase de finalização da imunização de pessoas com comorbidades e profissionais do transporte. Sendo que, 748 motoristas foram vacinados em um período de 4 horas, na quinta-feira (01) .
Responsável pelo setor de imunização do município, Danila Silva Martins afirma que o sucesso da vacinação se deve a facilidade de acesso a vacina. "Durante toda a campanha de vacinação Primavera não exigiu cadastro ou agendamento prévios para vacinar a população, exatamente, para não dificultar o acesso ao imunizante. Isso fez com que as pessoas que atendiam aos critérios do Plano Nacional de Vacinação fossem atendidas prontamente no Ginásio Pianão onde foi montado o ponto de vacinação da cidade", explica.
Para o prefeito Leonardo Bortolin, a agilização no trabalho de vacinação é muito importante para reduzir a velocidade de transmissão da Covid- 19. “A adesão da população está sendo muito positiva porque as pessoas estão indo vacinar e encontram uma equipe atenciosa e hábil no atendimento. Mas é importante reforçar que as vacinas são disponibilizadas à população conforme os lotes são entregues ao municípios pelo Governo Federal e, para não prejudicar o andamento da vacinação, ninguém pode escolher qual tipo de vacina quer tomar", orienta Bortolin, que também destacou o trabalho eficiente da equipe de imunização.
Outro destaque, é o registro em tempo real de doses no sistema de informação da campanha de vacinação. Os dados ajudam no controle das vacinas aplicadas em cada cidadão para evitar os erros de aplicação da segunda dose e possíveis fraudes.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste, junto à Coordenadoria de Habitação, realiza a entrega de 8 títulos de moradia.
Melhorias na Mobilidade da MT-130: Parceria Público-Privada em Primavera do Leste
Alistamento Militar em Primavera do Leste: Uma Celebração da Cidadania.
Primavera do Leste recebe equipe do Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de risco geológico
Prefeito Sérgio Machnic protocola projeto da Policlínica em Brasília
Secretaria de Saúde realiza reunião sobre Plano de Contingência de Arboviroses 2025
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local