NOTA À IMPRENSA - Vacinas

03/07/2021

Neste última sexta-feira (02/07), uma notícia publicada por alguns veículos de comunicação afirma que imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A Prefeitura de Primavera do Leste garante que todas as vacinas contra a Covid-19 aplicadas no município são conferidas pelos profissionais da saúde e só são utilizadas dentro do prazo de validade. A confirmação consta no sistema de banco de dados, com registro de recebimento dos lotes, validade de cada um deles e o período de aplicação.

De acordo com as reportagens, os lotes 4120Z001, 4120Z004,  4120Z005 e CTMAV506 do Laboratório Oxford/Astrazeneca/Fiocruz foram usados após a data limite. Confirmamos que a cidade recebeu o lote 4120Z005 e o lote CTMAV506. O primeiro foi utilizado até 15/02/21, 58 dias antes do período de expiração. Já o segundo, até 19/04, 42 dias antes do vencimento. Dessa forma, garantimos que nenhum morador de Primavera do Leste, que já foi vacinado, precisa se preocupar.

Registramos ainda que encaminhamos o arquivo dos registros de movimentação de estoque de insumos do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) à Secretaria de Saúde do Estado (SES/MT), que confirma os esclarecimentos citados acima.

Qualquer dúvida, permanecemos à disposição.

Prefeitura de Primavera do Leste