Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

15/06/2021

EDITAL “MOVIMENTAR” GARANTE 3 MILHÕES INVESTIDOS PARA CULTURA E ESPORTE
Imagem Ilustrativa

O Governador Mauro Mendes anunciou na tarde de ontem (15/06), o Edital “Movimentar” que garante investimentos iguais de R$1,5 milhão para os setores cultural e esportivo que foram afetados pela pandemia da COVID-19. O intuito é continuar auxiliando profissionais destas áreas que tiveram suas atividades reduzidas ou interrompidas nesse período.

Neste edital, o critério econômico e social será avaliado, ou seja, o profissional terá de comprovar que foi afetado pela pandemia no quesito renda e emprego para poder participar.

Este edital é uma alternativa para beneficiar artistas que não foram contemplados pela Lei Aldir Blanc do Estado (pelo Edital MT Nascentes, MT Criativo e Conexão Cultura Jovem). O artista que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Municipal pode participar.

O edital é destinado a pessoas físicas. O Artista e/ou técnico das artes deve comprovar que reside no Mato Grosso há pelo menos 3 (três) meses para poder participar, podendo inscrever projetos como shows artísticos, palestras, oficinas ou debates, e a sua execução deverá ser realizada de forma online, ao vivo ou gravado. Serão selecionadas manifestações artísticas ou práticas culturais desenvolvidas nos segmentos de teatro, dança, circo, literatura, biblioteca, música, audiovisual, artes visuais, artesanato, povos e comunidades tradicionais, culturas LGBTQIA+, urbanas e negras e de matriz africana, patrimônio histórico, produção cultural, áreas técnicas e backstage, e economia criativa.

As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 09 de julho, devendo ser feitas exclusivamente pela internet. Para se inscrever, a orientação é ler o edital em sua íntegra e só depois acessar o formulário online para preencher os dados e anexar os documentos necessários.

A SECULT – Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude se coloca à disposição para auxiliar e sanar dúvidas para a inscrição de nossos artistas neste edital, podendo os mesmos entrar em contato pelo (66)99719-7450 e pessoalmente na sede da Secretaria, na Av. dos Lagos, nº 2.602 – Parque das Águas.

Acesso ao edital: www.cultura.mt.gov.br/editais