Secretaria de Assistência Social -Trabalho humanizado e resultados positivos
Os índices são favoráveis as ações realizadas pela equipe técnica
15/03/2021
“Trabalhar perspectivas de vida”. Esse é o foco da Secretaria de Assistência Social ao acolher os moradores de rua retirados por uma equipe multidisciplinar e encaminhados ao Albergue Municipal Santa Úrsula, segundo o olhar técnico da coordenadora do CREAS, Iltenir Ferreira de Queiroz, “lidamos com gente, com pessoas, com sentimentos, com duvidas daí a seriedade do nosso trabalho, que não se limita a retirar pessoas da rua”.
Para Iltenir o mais importante é que “ofertamos serviços que possam transformar, para melhor, a vida das pessoas através da possibilidade de restabelecer o vinculo familiar, tratamento para o alcoolismo, o emprego e, temos tido sucesso”. O operacional exige dedicação e paciência, porque ao chegarem ao albergue, é feita uma triagem através de uma conversa franca para “detectarmos a realidade de cada um e tomarmos as medidas que cada caso exige, por que cada ser humano tem a sua história que precisa ser levada em consideração”.
O coordenador do albergue Geovani Fortes, que lida diretamente com a perspectiva das pessoas, fala da satisfação em estar contribuindo com algo tão sério, “é gratificante, há mais superação do que fracassos no nosso trabalho embora a rotatividade seja muito grande”. Devido a experiência e o tempo de trabalho, Geovani, “consegui estabelecer um vinculo de confiança com os fazendeiros da região que ocupam a mão de obra dos albergados para diárias e serviços temporários”.
Para Iltenir, essa confiança foi conquistada com muito diálogo, porque “ainda existe preconceito e desconfiança quando se fala que é um albergado na busca de emprego, mas trabalhamos diariamente para mudar essa situação”. Entretanto, segundo ela, o restabelecimento do vinculo familiar não é tão fácil, mas “conseguimos através do diálogo com o albergado e com a família e, com a situação sob controle, liberamos as passagens para o local de origem”.
As abordagens, segundo Iltenir, acontecem duas vezes por semana, com apoio da PM, tanto nas ruas como nas imediações do albergue “para que possamos trabalhar com tranqüilidade”.
Para a secretária, Leninha Riva, dentre outras ações inerentes a SAS, “a recuperação do ser humano, seja através do resgate dos vínculos afetivos da família, emprego, tratamentos é, sem duvida o mais gratificante, porque o ser humano com suas expectativas e sonhos é o centro do nosso trabalho”.
Balanço
155 pessoas passaram pelo albergue em 2021; 82 Pessoas acompanhadas no albergue pela equipe técnica de janeiro a fevereiro; concessão de 34 passagens (12 retornos para cidade de origem ou para familiares; 19 para trabalho; 03 para outros); 22 outros encaminhamentos (saúde, defensoria pública, busca ativa, etc).
Iltenir destaca que o albergue atua como casa de passagem com período de permanência determinado e, após atendimentos especializados os encaminhamentos e procedimentos dispensados “são direcionados à autonomia e independência dos usuários do serviço, bem como resgate de vínculos familiares”.
Texto: Maria Luiza Nascimento
Coordenadoria de Comunicação Social
Veja também:
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local
Com mais de R$ 2 milhões em investimentos, Prefeitura de Primavera do Leste reforma Complexo Esportivo Pianão
Núcleo de Saúde Mental de Primavera do Leste comemora 10 anos de serviços prestados à comunidade
Programação do fim de semana em Primavera do Leste tem Papai Noel na Praça Matriz, Pôr do Sol com MPB e Bailinho
Para promover saúde no ambiente de trabalho, Prefeitura de Primavera do Leste oferta semanalmente massagem laboral preventiva a servidores
Contribuinte tem até sexta-feira (13) para renegociar débitos com a Prefeitura de Primavera do Leste e garantir descontos
Natal Encantado 2024: População se reúne na Praça da Matriz para o acendimento das luzes e recepção do Papai Noel