Prefeitura compra material para operação tapa-buracos nas rodovias estaduais e ruas da cidade, mas chuva atrapalha o início dos trabalhos

O município foi autorizado a recuperar o asfalto das rodovias MT 130, MT 486 e MT 448; atraso na entrega do material também prejudicou a operação tapa-buracos.

08/03/2021

Os motoristas estão reclamando da quantidade de buracos pelas ruas e rodovias no entorno de Primavera do Leste. E elas tem razão. Os buracos no asfalto se agravam ainda mais em dias de chuva. Por isso, a prefeitura municipal fez um planejamento para resolver esse problema ainda no primeiro semestre de 2021, mas o período de chuva prejudicou o início dos trabalhos da Operação Tapa-Buracos da Secretaria de Obras. As rodovias MT 130, MT 486, que dá acesso a Vila União, e a MT 448 que dá acesso ao Comunidade Carazinho e Vila Itaquerê. Um dos trechos mais críticos é o da MT 130, os danos causados na pistas formaram praticamente crateras e o asfalto está se deteriorando com a intensidade das chuvas.

"O Governo do Estado não tem condições, neste momento, para fazer a operação tapa-buracos. Mas a prefeitura vai agir para resolver esse problema o quanto antes. Nós compramos, com recursos próprios, o material e conseguimos uma autorização do estado para poder fazer a recuperação do asfalto. Assim, a prefeitura vai tampar os buracos das MT's no entorno de Primavera do Leste e daremos uma atenção especial para a MT 130 que está em situação mais crítica, os buracos lá são grandes", explica o prefeito Leonardo Bortolin.

As equipes da prefeitura já estão preparadas para iniciar os trabalhos de tapa-buracos no perímetro urbano, mas são necessários pelo menos dias de sol para a secagem do solo. " O material não pode ser aplicado com o solo úmido,  por isso precisamos que a chuva dê uma trégua para iniciarmos a operação. Se a lama asfáltica ou micro revistimento forem aplicados com o solo molhado, iremos perder dinheiro, porque não vai dar certo. Há mais de 3 anos, fizemos um trabalho de micro revestimento na avenida Califórnia e as ruas estão ótimas até hoje. Por isso, temos de fazer a manutenção da forma correta", completa o prefeito.

Em novembro do ano passado, a empresa, que fornecia para a prefeitura os materiais betuminosos, usados na produção da massa asfáltica, informou que não poderia mais atender o município . Para encontrar um novo fornecedor, foi necessário realizar um novo pregão. E, isso, também atrapalhou o planejamento da operação tapa-buracos.  "A população pode ter certeza que iremos fazer o possível para melhorar as condições de tráfego para os motoristas de Primavera", finaliza.