Compartilhe:
Além dessas medidas, é preciso mudar a mentalidade e o conceito das pessoas
26/01/2021
Aumento do repasse para cinco mil reais e a concessão de uma área para a construção do abrigo para animais de rua – Esses dois assuntos estiveram na pauta da reunião, nessa segunda-feira, 25, com representantes da Associação SOS Animais Primavera, voluntários que trabalham na proteção aos animais e o prefeito Léo Bortolin, na sala de reuniões da Prefeitura.
O valor do repasse atualmente é de dois mil e quinhentos reais(R$2.500,00) e passará a cinco mil(R$ 5.000,00) para que as responsáveis possam ampliar seus atendimentos. Para Vanessa Portella, uma das responsáveis pela associação “esse recurso é destinado exclusivamente a castração de cães e gatos resgatados das ruas e só conseguimos atender em média dez animais, porque a castração varia de 250 a 350 reais, portanto aumentando o repasse, poderemosampliar nossos resgates e atendimentos. O incremento no repasse é de suma importância para evitar novas gestações indesejadas e auxiliar nos processos de adoção responsável, o que reduz consideravelmente os abandonos e o número de animais errantes nas ruas de nossa cidade.”
Vanessa afirmou que para tentar atender a demanda que é grande, a associação recorre a rifas, bazares, campanhas de arrecadação e a boa vontade daqueles que se propõem a ajudar a causa. Pela sua ótica “a construção do abrigo vai ser uma opção para levarmos emergencialmente os animais de rua, porque hoje contamos com o apoio da população
cedendo seus lares como abrigo temporário dos animais pararecuperação de algum trauma e posterior encaminhamento para adoção responsável”.
Entretanto, Vanessa tem outra preocupação – que o abrigo se transforme em depósito de animais, que as pessoas descartem por irresponsabilidade, “cada um é responsável pelo seu animal e, não é sensato descartar para que voluntários ou associação resolvam um problema que tem dono, partir do momento em que se adquire ou adota um animal, a pessoa tem que ter ciência das suas responsabilidades com aquele ser e dar a devida assistência, o que infelizmente não ocorre na prática em nosso município. Por isso é importante correr em paralelo e é o que a Associação sempre praticou, incentivar a mudança cultural e importância de um tutor responsável”.
Léo Bortolin reforçou a parceria do Executivo nas campanhas educativas para proteção dos animais e, pediu ao presidente da Câmara Municipal, Manoel Mazzutti, que se fez presente a reunião,que forme uma comissão de vereadores para acompanhar todo o trâmite da doação do terreno para a Prefeitura e, em seguida a concessão para a Associação e a construção do abrigo. A discussão para construção e operacionalização do abrigo acontecerá com os envolvidos com a causa dos animais, Câmara e Prefeitura.
Estiveram presentes na reunião as voluntárias Magali Machado, Isadora, Tatiane Padanoski, Carol Amora e Sofia.
Veja também:
Boletim Corona vírus 04/02
Boletim Corona vírus 03/02
Boletim Corona vírus 02/02
Boletim Corona vírus 01/02
3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população
Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19
Boletim Corona vírus 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 525
Vacinometrô 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 524
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO