menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

Prefeito aumenta o repasse para o SOS Animais Primavera e fará a concessão de uma área para construção do abrigo

Além dessas medidas, é preciso mudar a mentalidade e o conceito das pessoas

26/01/2021

Diego Eifler
Prefeito aumenta o repasse para o SOS Animais Primavera e fará a concessão de uma área para construção do abrigo

Aumento do repasse para cinco mil reais e a concessão de uma área para a construção do abrigo para animais de rua – Esses dois assuntos estiveram na pauta da reunião, nessa segunda-feira, 25, com representantes da Associação SOS Animais Primavera, voluntários que trabalham na proteção aos animais e o prefeito Léo Bortolin, na sala de reuniões da Prefeitura.

O valor do repasse atualmente é de dois mil e quinhentos reais(R$2.500,00) e passará a cinco mil(R$ 5.000,00) para que as responsáveis possam ampliar seus atendimentos. Para Vanessa Portella, uma das responsáveis pela associação “esse recurso é destinado exclusivamente a castração de cães e gatos resgatados das ruas e só conseguimos atender em média dez animais, porque a castração varia de 250 a 350 reais, portanto aumentando o repasse, poderemosampliar nossos resgates e atendimentos. O incremento no repasse é de suma importância para evitar novas gestações indesejadas e auxiliar nos processos de adoção responsável, o que reduz consideravelmente os abandonos e o número de animais errantes nas ruas de nossa cidade.”

Vanessa afirmou que para tentar atender a demanda que é grande, a associação recorre a rifas, bazares, campanhas de arrecadação e a boa vontade daqueles que se propõem a ajudar a causa. Pela sua ótica “a construção do abrigo vai ser uma opção para levarmos emergencialmente os animais de rua, porque hoje contamos com o apoio da população

cedendo seus lares como abrigo temporário dos animais pararecuperação de algum trauma e posterior encaminhamento para adoção responsável”.

Entretanto, Vanessa tem outra preocupação – que o abrigo se transforme em depósito de animais, que as pessoas descartem por irresponsabilidade, “cada um é responsável pelo seu animal e, não é sensato descartar para que voluntários ou associação resolvam um problema que tem dono, partir do momento em que se adquire ou adota um animal, a pessoa tem que ter ciência das suas responsabilidades com aquele ser e dar a devida assistência, o que infelizmente não ocorre na prática em nosso município. Por isso é importante correr em paralelo e é o que a Associação sempre praticou, incentivar a mudança cultural e importância de um tutor responsável”.

Léo Bortolin reforçou a parceria do Executivo nas campanhas educativas para proteção dos animais e, pediu ao presidente da Câmara Municipal, Manoel Mazzutti, que se fez presente a reunião,que forme uma comissão de vereadores para acompanhar todo o trâmite da doação do terreno para a Prefeitura e, em seguida a concessão para a Associação e a construção do abrigo. A discussão para construção e operacionalização do abrigo acontecerá com os envolvidos com a causa dos animais, Câmara e Prefeitura.

Estiveram presentes na reunião as voluntárias Magali Machado, Isadora, Tatiane Padanoski, Carol Amora e Sofia.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Boletim Corona vírus 22.08.21

Boletim Corona vírus 21.08.21

NOTA INFORMATIVA 523

Boletim Corona vírus 20.08.21

NOTA INFORMATIVA 522

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333