Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Quinze empresas irão se instalar no Distrito de Comércio e Serviços Valdomiro Gueno

08/06/2020

A Prefeitura de Primavera do Leste realizou, na quinta-feira (4), a entrega de áreas para 15 empresas que irão se instalar no Distrito de Comércio e serviços Valdomiro Gueno, que fica localizado na região do bairro Buritis e Primavera III, gerando 134 novos empregos, através de investimentos que chegam próximos a R$ 4.000.000,00. Na oportunidade, os empresários assinaram os contratos de compra e venda, receberam os alvarás e darão início as construções.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cátia Paim, as assinaturas dos contratos marcam o fim de um longo período de espera por parte dos empresários e, de um grande trabalho executado pela equipe de profissionais da Prefeitura, que conseguiram regularizar os processos burocráticos junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).  “No distrito vão se instalar empresas com atividade de metalúrgica, marcenaria, mecânica, marmoraria, manutenção e automação que estavam em áreas não adequadas às atividades e que agora poderão ampliar seus investimentos e serviços, gerando novos empregos e renda para essa região”, disse.

O prefeito Leonardo Bortolin comentou da satisfação da liberação das áreas, que garantirá benefícios importantes ao empreendedor local. Ele também reforçou que o “papel da atual gestão é garantir aos empreendedores locais se beneficiar das ações de investimentos da Prefeitura e das parcerias privadas, porque é dessa maneira que fomentamos a geração de emprego e renda e, consecutivamente, o desenvolvimento econômico de nosso município”, disse.

Distrito Valdomiro Gueno

O distrito de Comércio e Serviços "Valdomiro Gueno” foi criado pela Lei Municipal Nº 1.610 de 22 de dezembro de 2015. Ele  tem por objetivo a instalação de Comércio e Serviços de empresários e sociedades empresariais organizadas para a produção ou a circulação de bens e serviços, acompanhando o ordenamento urbano do município, fomentando o aumento da geração de empregos, aumento de receitas, estímulos a investimentos, regularização de empresas informais e melhoria na qualidade de vida da comunidade.

OUTROS DISTRITOS

Também foi dado início as obras de infraestrutura do distrito Adevino Castelli, localizado as margens da BR-070, sentido Cuiabá. No local, sete novas empresas devem começar a construir as instalações. Serão inicialmente 500 empregos gerados.

São realizadas, no local, obras de instalação da rede elétrica, asfalto e drenagem. Só em iluminação serão investidos R$ 322 mil, recursos provenientes da Taxa de Iluminação Pública – TIP. Segundo o prefeito, os projetos das empresas que vão instalar no local já estão aprovados e, em breve, devem começar. “Essas sete já tem o projeto aprovado e elas devem começar as obras simultaneamente com as do poder público”, destacou o prefeito Leonardo Bortolin.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Cátia Paim, muitos empregos devem ser gerados nesta fase. “São mais de 500 empregos diretos que serão gerados”, frisou.

Primavera do Leste possui cinco distritos industriais, e até o fim deste mês, a maioria deles deve ter problemas de iluminação, documentação entre outros resolvidos. Um deles é o distrito José de Alencar, que receberá investimentos na rede de energia e assim poderá receber mais empresas. “Neste distrito será feito o rebaixamento de parte da energia, o que vai possibilitar a instalação de mais oito empresas, que já estão certas. Lá serão investidos R$ 400 mil da TIP, um recurso que só pode ser investido em obra de iluminação pública, e energia elétrica”, expôs Bortolin.