menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Fazenda

Primavera do Leste confirma primeiro caso de coronavírus

Diante do novo cenário, novas medidas foram adotadas pelo Comitê Estratégico. Uma delas é a interdição de locais públicos, como o Lago Municipal

08/04/2020

Primavera do Leste confirma primeiro caso de coronavírus

Primavera do Leste confirmou nesta terça-feira (07) o primeiro caso de coronavírus no município. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com idade superior a 60 anos, sem histórico de viagem, mas que teve contato com um parente que estava em outra região do país. Conforme informações da Secretária de Saúde, ela já finalizou o período de isolamento de 14 dias, no entanto, por apresentar sintomas leves, a Vigilância Epidemiológica orientou a paciente e seus familiares a permanecer isolados enquanto persistirem os sintomas.

Diante desse novo cenário, o Comitê de Gestão Estratégica formado para criar ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, após diversas reuniões, decidiram adotar novas medidas. Uma delas é a interdição de locais públicos, como Lago Municipal e praças. Segundo o prefeito Leonardo Bortolin, será proibida a entrada de quaisquer pessoas nesses locais. “Isso porque, muitos acham que é um momento de férias e estão lotando o lago, então, para evitar aglomerações e pela confirmação do caso, acrescentaremos no próximo decreto a interdição desses espaços públicos”, comentou.

O prefeito ainda ressaltou que o pico da pandemia que era esperado para a próxima semana, deverá acontecer de 15 a 20 de maio. Ou seja, daqui um mês e, por este motivo, o comitê tem buscado trabalhar na criação de medidas responsáveis, avaliando e ouvindo todos os segmentos para que empregos sejam preservados e a vida das pessoas também.

 

Comércio

 Em relação ao funcionamento dos comércios, não haverá mudanças, no entanto o Comitê reforçou o pedido aos empresários e clientes que sigam as orientações estabelecidas no decreto e ressaltou a importância da conscientização de cada um no combate ao COVID-19. “Não adianta o município adotar as medidas se cada cidadão não fizer sua parte”, afirmou o prefeito.

Sobre o retorno do funcionamento de bares e restaurantes, Bortolin informou que é um setor que gera mais de dois mil empregos no município.   “Os restaurantes com a redução de 50% da capacidade de funcionamento estão atendendo cerca de 30 pessoas e cumprindo os critérios de espaçamento e o não estão atendendo as pessoas que estão na faixa de risco. O Comitê entende a importância de preservar os empregos dos garçons, cozinheiros, chapeiro, balconistas”, afirmou.

Para que as medidas determinadas ao segmento sejam cumpridas, o comandante do 14º Batalhão, tenente coronel Cleiton, enfatizou que a Polícia Militar intensificará ainda mais a fiscalização. “A PM já tem realizado um trabalho de orientação junto a comunidade e proprietários de bares e lanchonetes. Apoiado pela equipe de fiscalização da Prefeitura passaremos a agir de forma mais contundente, atuando para que sejam cumpridas a determinação estabelecidas no decreto”, reforçou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste, Ubiratan Ferreira que integra o Comitê Estratégico destacou que as decisões tomadas são pautadas nos decretos federal e estadual e em conjunto com todas as entidades que representam a sociedade. “Além disso, nos baseamos nas orientações dos órgãos de saúde e temos buscado criar as medidas a partir de muito diálogo, no entanto, precisamos que todos os cidadãos cooperem, empresários, donos de estabelecimentos, para que o decreto seja cumprido e consigamos minimizar os impactos da pandemia”.  

 

Proibição de atividades para idosos e crianças

No próximo decreto, a Prefeitura também vai estabelecer a proibição de todas as atividades coletivas que envolvam crianças e idosos.

 

Canais de Atendimentos

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônia Maia, ainda alertou a população da importância de comunicar os órgãos de saúde pública quando for identificado sintomas característicos do vírus. “O cidadão sintomático precisa ligar no 0800 647 2479 e informar a Secretaria de Saúde sobre os sintomas. Além disso, os hospitais e laboratórios privados também precisam avisar a Vigilância Epidemiológica, quando for procurados por pacientes com sintomas da COVID-19”, mencionou.   

A Secretária de Saúde Laura Kelly aproveitou a oportunidade para pedir a população que o cidadão que não precisar dos atendimentos de urgência e emergência não vá a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para evitar aglomeração. Ela ainda completou que a UPA foi equipada com leitos para atender as urgências e emergências decorrentes do novo coronavírus. “A nossa unidade está sendo equipada com leitos que nem o Governo de Mato Grosso e outros estados estão conseguindo comprar e, nós de Primavera, através da ação do comitê, junto com várias entidades compramos os leitos”.

 

Uso das máscaras

O prefeito Leonardo Bortolin ainda comentou do decreto do Governo do Estado que instituiu o novo programa de prevenção e determina que toda a população do estado use máscaras de proteção contra a infecção pelo COVID-19, a partir do dia 13 de abril. Segundo ele, é impossível encontrar as máscaras cirúrgicas para comprar, pela demanda existente, no entanto, ele pediu que a população, empresários e colaboradores adotem a medida para tentar diminuir a disseminação do vírus.

 

ASCOM - PREFEITURA PRIMAVERA DO LESTE

Veja também:

Inscrições para se tornar membro suplente do Conselho Tutelar de Primavera do Leste vão até dia 24

Inscrições para o Festival Prima Canta 2024 vão até dia 15 de abril

Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de coleta seletiva de lixo que passará a funcionar em maio

Fim de semana: programação cultural e esportiva movimenta Primavera do Leste

Secretaria de Cultura oferta 56 vagas de estágio remunerado para estudantes

Primavera do Leste se consolida como capital da cultura de Mato Grosso

Luan Santana, estrela sertaneja, canta na Expô Primavera hoje. Saiba tudo sobre esse imperdível show

Inaugurações reforçam a saúde em Primavera do Leste

CMTU realiza ação para confeccionar cartão de estacionamento para Idosos e PCD neste fim de semana

Bairros recebem recapeamento asfáltico

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333