Autoridades de saúde alertam população para casos de dengue no município

Esforços são direcionados para contornar o problema em meio a assustadora pandemia do Covid-19 e, para isso, o papel dos agentes comunitários de saúde e endemias torna-se indispensável

02/04/2020

Autoridades de saúde alertam população para casos de dengue no município

Em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus, Primavera do Leste lida também com a disseminação de outras doenças, como a dengue. Em 2020, 1220 casos foram notificados, sendo 668 no mês de março. O município já registra um número maior de infectados do que em todo o ano passado. Dentro desse contexto, as autoridades de saúde também têm direcionado esforços para contornar o problema em meio a assustadora pandemia do Covid-19 e, para isso, o papel dos agentes comunitários de saúde e endemias torna-se indispensável.

O trabalho desses profissionais é imprescindível para que a saúde pública tenha resultados eficientes e precisos e, possa elaborar política públicas para atender a demanda, pois eles atuam direto com a comunidade, informam e detectam as mudanças nos fatores determinantes e condicionamentos da saúde das famílias. Porém, de acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Edezia Guirra, algumas medidas de segurança foram adotadas no controle e prevenção desses profissionais pela contaminação do Covid-19. “Nesse período de pandemia estes profissionais permanecerão apenas nas áreas externas e peridomiciliares, mantendo distância segura como recomendação dos órgãos competentes; não estarão solicitando documentos nem assinaturas evitando assim o contato próximo e respeitando a quarentena”.

A coordenadora pede a população que colabore com o trabalho dos agentes. Na sua concepção, “esses profissionais estão nas ruas por cada um de nós e pela nossa saúde. São heróis. E, neste momento em que muitos podem ficar em casa, cuide do seu quintal, elimine os criadouros do mosquito da dengue e recebam os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, que estão trabalhando na linha de frente indo aos domicílios para tentar conter e evitar o aumento de casos de dengue, que também é uma epidemia”.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste