Compartilhe:
Atendimento por telefone evita a circulação de pessoas infectadas pelo COVID-19
23/03/2020
Há mais de uma semana a gestão pública de Primavera do Leste vem traçando estratégias para combate ao novo coronavírus. Desde o início da semana anterior, um canal de atendimento telefônico foi aberto para evitar que pessoas possivelmente infectadas procurassem unidades de saúde do município, com objetivo de conter o vírus. A medida ganhou repercussão em jornal de rede nacional, o Bom Dia Brasil, da rede Globo.
O atendimento funciona da seguinte forma: se um cidadão apresenta alguns sintomas do coronavírus (Nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade para respirar) basta ligar para 0800 647 2479 ou (66) 9 9693 3054 ou (66) 9 9717 2788 e seguir as orientações repassadas pelo profissional da saúde que atendê-lo.
Para os casos mais graves, uma equipe se desloca até a casa do paciente. Se for necessário, a pessoa é encaminhada para o posto de saúde do Poncho Verde, que está funcionando, temporariamente, como unidade sentinela.
O prefeito Léo Bortolin explica que essas medidas foram tomadas imediatamente, prevendo que - assim como em outros lugares do país e do mundo - a situação pudesse sair fora do controle. “Também agimos sempre pautados nas recomendações do Ministério da Saúde e do governo Estadual”, diz bortolin.
A Secretária de Saúde, Laura Kelly, observa que esta forma de trabalhar, até o momento, está sendo bastante eficaz no município. Passa de 100 o número de ligações por dia. Muitos ligam para tirar dúvidas sobre o COVID-19 e outros para comunicar a Secretaria sobre casos suspeitos. “Assim diminui o fluxo de pessoas contaminadas circulando na cidade”.
Até o último boletim divulgado pala Coordenação de Vigilância Epidemiológica, segunda-feira (23), o número de casos suspeitos na cidade era de 15, 0 confirmados, 10 em investigação e 5 descartados. Todos os casos ainda em investigação são mantidos em isolamento e são acompanhados pela Secretaria de Saúde.
OUTRAS MEDIDAS DECRETADAS PELA PREFEITURA DE PRIMAVERA DO LESTE (até dia 20 de março)
Estão suspensos:
- o funcionamento de casas noturnas e salões de festas
- reuniões em templos religiosos, cultos e missas
- academias e clubes
- velórios com número superior a 15 pessoas
- feiras que não sejam exclusivamente de alimentos
- circo e parque de diversões
- atividades da rodoviária (proibido o desembarque de passageiros na rodoviária ou em qualquer ponto da cidade)
- permanência de pessoas em bares, restaurantes, ambulantes, lanchonetes. Só está permitido venda no balcão ou entregas
- eventos realizados pela Prefeitura
- aglomerações em praças e parques
Recomendações
- Lotéricas e instituições bancárias: evitar aglomerações, com senhas do lado de fora do estabelecimento para evitar aglomeração
- Ao comércio em geral está recomendado que evitem aglomerações, intensifique a higienização e funcionem apenas com metade dos funcionários, em regime de escala e sem filas com proximidade inferior a 2 metros
- Os mercados devem permitir a entrada de apenas duas pessoas por caixa em funcionamento, sem gerar filas fora ou dentro do estabelecimento
- Os hotéis deve utilizar 30% de sua capacidade, sem incluir os mensalistas. Não está permitido o uso de áreas comuns. E devem respeitar o prazo de quatro dias entre um hóspede e outro
- Postos de combustível só podem funcionar de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h (exceto para veículos oficiais).
ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
Boletim Corona vírus 04/02
Boletim Corona vírus 03/02
Boletim Corona vírus 02/02
Boletim Corona vírus 01/02
3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população
Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19
Boletim Corona vírus 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 525
Vacinometrô 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 524
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO