Compartilhe:
Ao todo eram três categorias disputadas por estudantes na cidade de Cuiabá
01/10/2019
Na etapa final do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), Primavera do Leste concorreu nas três categorias: Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil. O município venceu duas delas, a infanto-juvenil e a juvenil, consolidando o método de ensino e qualidade do trabalho desenvolvido na Escola de Teatro Faces. Os espetáculos foram bem recepcionados pelos avaliadores e, principalmente, por todo o público presente entre os dias 23 e 27 de setembro, no Cine Teatro Cuiabá.
Esta edição foi considerada a maior de todos os tempos. Foram mais de 1 mil atores. Somente em Primavera do Leste se apresentaram quase 300 estudantes da Escola Municipal de Teatro.
“Estou feliz, não apenas pelas conquistas, mas por ver crianças e adolescentes em projetos culturais e esportivos. Eles são o futuro da nossa cidade, do nosso país. Vê-los comprometidos e nos representando tão bem é motivo de orgulho. Parabéns aos pais pelos filhos maravilhosos e aos professores da escola municipal de teatro pelo trabalho excelente. Estaremos sempre confiando e investindo na criança e na juventude”, comentou o prefeito Léo Bortolin.
A diretora de um dos espetáculos, Isabela Cassimiro, afirma: “eu fui pela primeira vez como professora. Foi maravilhoso ver minha turma apresentando, fazendo oficina e participando de tudo que participei quando eu era criança. Os trabalhos apresentados foram incríveis, a dedicação de todos foram impecáveis”.
Kayra Ribas, atriz do espetáculo “O homem que não dava seta” mostrou-se muito contente pela edição deste ano: “foi imensamente gratificante por inúmeros motivos, dentre eles, o apoio que tivemos quanto a organização do festival, e a estrutura para apresentações e oficinas. O que me deixa mais feliz é o record de mais de 1 mil artistas que participaram no decorrer desta 16° edição, contribuindo para o fortalecimento das artes em nosso estado. E é claro, estamos muito felizes por termos garantido nossas passagens à Brasília em duas das três categorias”.
Para o Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) Wanderson Lana é gratificante ver as gerações se estruturando: “Hoje os diretores, em sua maioria, são alunos dos meus alunos e continuam em busca de qualidade técnica e pedagógica, buscando sempre oferecer o melhor espaço de crescimento para a atuação. Parabéns aos três grupos que representaram nosso município. Estou orgulhoso”.
Os espetáculos vencedores foram: na categoria infanto-juvenil “Florescer” - que fala de problemas no trânsito e como fazermos para melhorar através da perspectiva feminina. Com um elenco formado apenas por atrizes, se utilizam do humor e da poesia para construir um trabalho delicado e potente; Na categoria Juvenil o vencedor foi ‘O Homem que não dava seta” do Ponto Faces de Cultura. O espetáculo para adolescentes aborda a amizade construída e destruída através da bebida e direção, abordando assuntos como propagandas, mensagens subliminares no incentivo do adolescente a bebida, além das relações de afeto e amizade.
Os vencedores irão para Brasília em Novembro cumprir agenda de apresentações e visitações!
A Escola Municipal de teatro é uma ação da prefeitura municipal de Primavera do Leste através da Secult - Secretaria municipal de cultura, Turismo e Juventude por meio de termo de colaboração com a Associação Cultural Teatro Faces. Este projeto atende mais de 350 alunos por semestre, principalmente crianças e adolescentes espalhados por dez polos diferentes da cidade e zona rural.
O Fetran foi criado pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em 2004, e é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras municipais. A intenção do projeto é difundir a educação e a conscientização de jovens estudantes a respeito do trânsito, usando o teatro como ferramenta.
Segue abaixo premiação completa dos grupos de Primavera do Leste:
MAMONAS ASSASSINAS
Prêmios
Valentina Didoné - Atriz destaque
Guilherme De Carli - Ator destaque
Melhor Cenário
Indicações
Melhor Texto
Melhor Direção
FLORESCER
Prêmios
Carol de Witt - Atriz destaque
Melhor Iluminação
Melhor Sonoplastia
Melhor Texto
Indicação
Melhor Direção
Maria Eduarda - atriz revelação
O HOMEM QUE NÃO DAVA SETA
Prêmios
Rodsley Gomes - Ator destaque
Melhor Sonoplastia
Melhor Cenário
Indicações
Melhor Direção
Figurino Destaque
Melhor Texto
Danilo Carvalho - Ator destaque
Ianne Rosa - Atriz destaque
Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
EDITAL “MOVIMENTAR” GARANTE 3 MILHÕES INVESTIDOS PARA CULTURA E ESPORTE
Prefeitura de Primavera viabiliza 120 mil reais para projetos culturais
Secult orienta e auxilia artistas locais para participarem de concurso federal
Inscrições para 1º Prêmio Primavera de Artes Visuais estão abertas
Inscrições para o Primacanta 2020 estão abertas
Blocos do Primafolia arrecadam mais de duas toneladas de alimentos
Com apoio da iniciativa privada Prefeitura garante Primafolia 2020
Projeto de fomento à cultura é lançado em Primavera do Leste
Circula Velha Joana traz espetáculos vencedores do penúltimo Festival Velha Joana
XIII Festival Velha Joana é o maior de todos os tempos
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO