Gabinete do Prefeito

Reunião com vice-governador traz avanços para a educação e manutenção de estradas

Comitiva de Primavera do Leste cobra retomada de obras da área da educação que estão paradas há anos

22/03/2019

Na manhã desta sexta-feira (22) o prefeito Léo Bortolin, junto ao vice-prefeito Sérgio Fava, a secretária de Educação Adriana Tomasoni, secretário de infraestrutura Henrique Gatto e produtores rurais da cidade, formaram uma comitiva para levar ao vice-governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás, demandas referentes as obras atrasadas da educação e o pedido de cooperação para a manutenção de estradas que são os principais meios de escoamento de safra.

Atualmente Primavera do Leste possui três obras de responsabilidade do Estado paralisadas. A Escola Estadual Sebastião Patrício, desde 2014, está com a reforma inacabada. São aproximadamente 70% da obra já concluída. Enquanto isso o município encontra-se em déficit de vagas para alunos das escolas estaduais. Pivetta garantiu a retomada da obra o mais breve possível.

Outra obra parada, que passou a ser abrigo para moradores em situação de rua, é a construção da nova sede do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Estado de Mato Grosso (Cefapro). Desde de 2010 os trabalhos começaram, na Avenida Porto Alegre, Próximo à Câmara Municipal, mas quase 10 anos se passaram e o prédio ainda não foi entregue. Conforme técnicos da Secretaria de Estado de Educação, a construção está condenada e precisa ser demolida.

A mesma espera a sociedade de Primavera do Leste tem para a entrega da Escola Técnica, localizada no bairro Castelândia, que está com 54% das obras concluídas e tem capacidade para atender 1.500 alunos. Há anos as obras são retomadas e paralisam em seguida, impedindo que muitos jovens tenham formação e mais oportunidade de trabalho. “Por isso viemos cobrar do governo essa medida. Trabalhamos para manter uma educação de qualidade no que diz respeito aos investimentos municipais, e queremos que o governo do Estado também tenha condições de contribuir para boa educação de nossa cidade”, diz o prefeito Léo Bortolin.

Sobre as obras do Cefapro e da Escola Técnica, que envolvem recursos federais, o vice-governador destacou a importância da retomada e se comprometeu em buscar soluções para que os trabalhos de construção sejam concluídos. “Contamos com os municípios para garantir a educação fundamental e nossa meta de governo é a garantia de ensino médio e capacitação técnica de qualidade”, declarou.

MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

A comitiva também apresentou a necessidade de haver cooperação entre o município, produtores rurais e governo do Estado para as manutenções necessárias nas principais estradas responsáveis pelo escoamento da safra do município.

Conforme o prefeito Léo Bortolin, os produtores rurais da cidade são parceiros e entendem a importância de trabalhar em parceria para o bem coletivo.

Com o governo busca-se convênios para a manutenção dos 140 quilômetros da MT-130 entre Primavera do Leste e Paranatinga, e das estradas estaduais 448 e 486, além da contribuição para a continuidade do asfaltamento das estradas que dão acesso à fazenda São Paulo e à granja Mantiqueira.

APAE

Na oportunidade o prefeito levou ao conhecimento do vice-governador a falta de repasse do Estado para a Apae de Primavera do Leste, no ano de 2018. Por mais que o município aumentou a contribuição para manter a entidade, as duas parcelas de repasse que não foram feitas na gestão anterior refletem em dificuldades para a Apae.

Pivetta parabenizou a atual gestão de Primavera do Leste pela iniciativa e garantiu atenção para todas as demandas apresentadas.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste