Compartilhe:
Comitiva de Primavera do Leste cobra retomada de obras da área da educação que estão paradas há anos
22/03/2019
Na manhã desta sexta-feira (22) o prefeito Léo Bortolin, junto ao vice-prefeito Sérgio Fava, a secretária de Educação Adriana Tomasoni, secretário de infraestrutura Henrique Gatto e produtores rurais da cidade, formaram uma comitiva para levar ao vice-governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás, demandas referentes as obras atrasadas da educação e o pedido de cooperação para a manutenção de estradas que são os principais meios de escoamento de safra.
Atualmente Primavera do Leste possui três obras de responsabilidade do Estado paralisadas. A Escola Estadual Sebastião Patrício, desde 2014, está com a reforma inacabada. São aproximadamente 70% da obra já concluída. Enquanto isso o município encontra-se em déficit de vagas para alunos das escolas estaduais. Pivetta garantiu a retomada da obra o mais breve possível.
Outra obra parada, que passou a ser abrigo para moradores em situação de rua, é a construção da nova sede do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Estado de Mato Grosso (Cefapro). Desde de 2010 os trabalhos começaram, na Avenida Porto Alegre, Próximo à Câmara Municipal, mas quase 10 anos se passaram e o prédio ainda não foi entregue. Conforme técnicos da Secretaria de Estado de Educação, a construção está condenada e precisa ser demolida.
A mesma espera a sociedade de Primavera do Leste tem para a entrega da Escola Técnica, localizada no bairro Castelândia, que está com 54% das obras concluídas e tem capacidade para atender 1.500 alunos. Há anos as obras são retomadas e paralisam em seguida, impedindo que muitos jovens tenham formação e mais oportunidade de trabalho. “Por isso viemos cobrar do governo essa medida. Trabalhamos para manter uma educação de qualidade no que diz respeito aos investimentos municipais, e queremos que o governo do Estado também tenha condições de contribuir para boa educação de nossa cidade”, diz o prefeito Léo Bortolin.
Sobre as obras do Cefapro e da Escola Técnica, que envolvem recursos federais, o vice-governador destacou a importância da retomada e se comprometeu em buscar soluções para que os trabalhos de construção sejam concluídos. “Contamos com os municípios para garantir a educação fundamental e nossa meta de governo é a garantia de ensino médio e capacitação técnica de qualidade”, declarou.
MANUTENÇÃO DE ESTRADAS
A comitiva também apresentou a necessidade de haver cooperação entre o município, produtores rurais e governo do Estado para as manutenções necessárias nas principais estradas responsáveis pelo escoamento da safra do município.
Conforme o prefeito Léo Bortolin, os produtores rurais da cidade são parceiros e entendem a importância de trabalhar em parceria para o bem coletivo.
Com o governo busca-se convênios para a manutenção dos 140 quilômetros da MT-130 entre Primavera do Leste e Paranatinga, e das estradas estaduais 448 e 486, além da contribuição para a continuidade do asfaltamento das estradas que dão acesso à fazenda São Paulo e à granja Mantiqueira.
APAE
Na oportunidade o prefeito levou ao conhecimento do vice-governador a falta de repasse do Estado para a Apae de Primavera do Leste, no ano de 2018. Por mais que o município aumentou a contribuição para manter a entidade, as duas parcelas de repasse que não foram feitas na gestão anterior refletem em dificuldades para a Apae.
Pivetta parabenizou a atual gestão de Primavera do Leste pela iniciativa e garantiu atenção para todas as demandas apresentadas.
ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias
Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda
Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura
Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura
2021 será um divisor de águas na administração pública
Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro
Nota de Pesar
Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)
Nota de Pesar
“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO