Secretaria de Cultura

Com apoio da iniciativa privada, Prefeitura garante recorde de público no Primafolia 2019

“O maior carnaval de todos os tempos” essa era a frase mais falada entre os foliões e membros de blocos sobre o Primafolia 2019.

08/03/2019

Recorde de público e o melhor: recorde em economia. Empresários, escutando o pedido dos jovens, se colocaram à disposição para ajudar a financiar o Primafolia 2019. Ambulantes e barraqueiros compraram o espaço de exploração da venda de bebidas e alimentos, financiando, dessa forma, os shows artísticos.

E o mais incrível: de todos os carnavais do país, em que a Prefeitura tem notícia, em Primavera do Leste os blocos devolveram o investimento da prefeitura em livros. Foram 6.759 livros arrecadados, principalmente para infância e juventude. Os blocos ressaltaram seu compromisso por Primavera do Leste e aceitaram o desafio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) e se comprometeram a devolver em livros qualquer valor investido pela prefeitura.

Se o município fosse comprar essa mesma quantidade de livros pela editora com um preço médio de R$ 12,00, o valor que a Prefeitura teria que investir seria R$ 81.108,00. Ou seja, fazer o carnaval se transformou numa ação de Cultura e Educação, e de fortalecimento ao livro e literatura.

“Nesse carnaval os blocos estavam felizes por terem arrecadado livros, foi surreal. As pessoas julgam muito a juventude, acreditam que porque gostam de se divertir não são comprometidos. Precisamos parar de julgá-los e utilizar a sua energia para mudar a sociedade”, ressalta o secretário Wanderson Lana.

O Bloco Etesão, mais uma vez, se sagrou campeão;

Com 2.325 livros arrecadados o bloco Etesão venceu o carnaval de Primavera do Leste. Essa pontuação foi essencial para garantir o primeiro lugar, já que na pontuação do desfile o grupo conseguiu 1.270 pontos e ficou em segundo lugar nesta categoria.

O Bloco Rouba Cena ficou em segundo lugar no resultado final. Mesmo se destacando no desfile e acumulando 1.475, a colocação desse grupo na arrecadação de livros foi o terceiro lugar, com a contagem de 1.401 livros. E na terceira colocação geral, ficou o Camarote Skol, com 1.811 livros arrecadados e 1.240 pontos no desfile. Por ordem de pontuação os demais blocos participantes foram: Tudo Liberado; Bebos Ativos; Boêmios; Alcoopirados; e Seca Copo.

Para o prefeito Léo Bortolin, o sucesso do carnaval é resultado do trabalho de uma equipe que se dedicou, trabalhou unida, cada pessoa desempenhando sua função da melhor maneira e, essa foi a fórmula do sucesso, “a arrecadação dos livros coroou todo o nosso esforço e a população, além de brincar o carnaval, ganhou quase sete mil livros. Estamos satisfeitos e felizes com esse resultado”.

SEGURANÇA

A Polícia Militar (PM) estima que nas cinco noites de folia, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Lago Municipal. A PM registrou apenas duas ocorrências no local onde ocorreu o Primafolia 2019 - uma briga e um desacordo comercial. Para o tenente coronel Lindberg, comandante do 14º batalhão da Polícia Militar de Primavera do Leste, “dos últimos 10 anos, esse Carnaval foi o mais frequentado e, paralelamente, foi o que menos apresentou ocorrências policiais.

O tenente coronel ressaltou que o baixo índice de ocorrências se deve a organização do evento, que delimitou um espaço físico que facilitou o policiamento. “Os blocos também colaboraram muito. Há anos eles são parceiros da PM, são conscientes, não são coniventes com coisas erradas, fazendo com que todos curtissem dentro do respeito aos direitos do próximo”.

Para esta edição do Primafolia, o reforço policial foi maior, dependendo do público - “traçamos um planejamento de acordo com os dias que sabemos que o Primafolia dá mais movimento, por experiências já vividas em outros carnavais. Tivemos de 20 a 50 policias por noite à disposição da sociedade”.

ECONOMIA LOCAL

Mais de dez empresários da cidade ajudaram a custear o Primafolia 2019. O comerciante Marcos Adriano dos Santos foi um deles. Ele também comprou um espaço para a venda de bebidas. Em cinco dias teve um faturamento de 20% a mais em relação às vendas mensais. “De qualquer forma a garotada iria se reunir para pular carnaval. Acho válido ajudar a festa acontecer porque assim nossos jovens aproveitam de uma forma mais organizada e segura”, destaca o comerciante. O Primafolia 2019 se consagrou como o mais econômico, social, organizado e literário carnaval de todos os tempos.

Veja mais imagens do evento abaixo:

Abertura e escolha da Rainha e Rei!

Desfile dos Blocos

Futebol das Loucas e Loucos