Compartilhe:
12/02/2019
A qualidade no atendimento ao cliente influencia nas vendas, na fidelização e no próprio marketing boca a boca das empresas. O assunto será tema da consultoria do Sebrae, com a analista Carla Vecchi, que será realizada no próximo dia 15 de fevereiro, na Sala do Empreendedor, para micro e pequenas empresas de Primavera do Leste (245km de Cuiabá).
Responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto e por 54% dos empregos formais do país, os pequenos negócios devem se fortalecer. Com uma perspectiva positiva de recuperação da economia brasileira, empurrada pela projeção de uma safra agrícola próxima ao seu recorde histórico (238 milhões de hectares plantados), o relatório nacional “Negócios Promissores em 2019”, elaborado pelo Sebrae, aponta cenário favorável para as micro e pequenas empresas (MPE), voltadas à prestação de serviços pessoais e as que atendem as necessidades básicas da população (alimentação, vestuário, calçados e construção).
Preços de venda
E é durante as consultorias que os empresários aprimoram a gestão dos negócios. No último dia 15 de janeiro, o consultor financeiro do Sebrae/MT, José Tavares de Araújo, realizou um atendimento especializado em Primavera do Leste, capacitando empresários para superar o desafio de estabelecer preços de venda competitivos. A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MT junto às prefeituras municipais.
Promoções de lançamento, troca de coleções, baixa no caixa da empresa, ações da concorrência. Várias estratégias de mercado podem influenciar no preço de venda de produtos e serviços. Mas, é preciso apurar custos e despesas de maneira precisa evitando preços abaixo do real, que diminuem os lucros da empresa, e também preços de venda acima do real, que podem dificultar a saída de produtos.
"A formação do preço de venda é de suma importância para o crescimento do negócio. Saber como calcular o preço com base nos seus gastos ajuda a evitar prejuízos e perdas desnecessárias. É preciso analisar o mercado, mas é muito importante formar um preço com base no seus gastos e suas necessidades".
A proprietária da loja Texana Sapataria & Selaria, Rosângela Nascimento, recebeu o convite da equipe da Sala do Empreendedor de Primavera e não pensou duas vezes para aperfeiçoar seus conhecimentos. Tradicional no comércio local, a loja de calçados e roupas country está há quase 20 anos no mercado, passou por dificuldades e a Rosângela assumiu a Texana há pouco mais de cinco meses. “Não é fácil. Controlar as vendas, equilibrar o estoque, até a própria compra de produtos para a loja exige um histórico junto aos fornecedores”, conta a empresária sobre os desafios de estar gerindo uma empresa pela primeira vez. “É importante se informar, saber como formar o preço, como vender os produtos e esses cursos nos ajudam muito”.
Em março, está prevista a realização da consultoria “Como melhorar as vendas”, com a analista do Sebrae/MT em Primavera do Leste, Jaqueline Macedo.
Ferramenta online - Além da consultoria direta, o Portal Sebrae disponibiliza gratuitamente o curso online “Formação do preço de venda”, com sete módulos passando pelas etapas de estrutura e planejamentos de custos, regime de caixa até a formação do preço de venda adequando para os produtos e serviços. O empresário que iniciar o curso online terá 30 dias para finalizar as oito horas de duração. Poderá tirar dúvidas com tutores e ainda participar de debates no fórum com pessoas que passam pelos mesmos desafios.
Soluções - Primavera do Leste é um dos 8 municípios que integram o Programa Cidade Empreendedora em MT. Na cidade, está em andamento o modelo “Ultimate”, que disponibiliza soluções para a gestão municipal.
Entre as ações realizadas em 2018, que já beneficiam os pequenos negócios de Primavera estão: a implantação da Redesimples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), que agilizou o processo de abertura, alteração ou encerramento de uma empresa, reduzindo o prazo de legalização de até 120 dias para 48h; entrega da Pesquisa de Percepção da Prefeitura quanto ao Empreendedorismo na cidade, e entrega do Plano Diretor Revisado e do Plano de Compras Anual do município.
Signatário do Pacto Global da ONU, o Sebrae atua comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em busca de transformações no campo da gestão pública, promovendo o empreendedorismo, a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios em Mato Grosso.
Assessoria de Comunicação - Sebrae/MT
Veja também:
Primavera do Leste se consolida como uma das principais potências agrícolas do país
Secretário de Agricultura estreita relação com o produtor rural nas questões ambientais
Investimentos na Agricultura Familiar fortalece o setor
Prefeito, Ministério Público e Águas de Primavera assinaram a repactuação de contrato
Arborização reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade social, diz Léo Bortolin
Dia Mundial da Água
Município e Funasa firmam convênio para perfuração de um poço artesiano no Projeto de Assentamento São Gabriel
Os Horários de funcionamento das feiras livres
MP doa dois veículos para Secretaria de Meio Ambiente
Já estão funcionando três, dos cinco, Ecopontos que serão colocados na cidade.
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO