Compartilhe:
21/12/2018
Primavera do Leste é um dos 8 municípios mato-grossenses que participaram do Programa Cidade Empreendedora em 2018. No próximo ano, a meta do Sebrae/MT é expandir o atendimento para 20 municípios de Mato Grosso, com o objetivo de tornar as prefeituras mais ágeis no atendimento e adaptadas ao timing empresarial.
Para coroar os trabalhos em 2018, Primavera do Leste (a 244,5km de Cuiabá) implantou a Redesimples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), sistema que desburocratiza a abertura, alteração ou encerramento de uma empresa. Com isso, o prazo de legalização de um empreendimento reduz de até 120 dias para 48h. Para implantar o sistema, o Sebrae/MT realizou consultorias com os gestores do município, explica a gestora do Cidade Empreendedora no Sebrae/MT, Virgínia Ângelo Ismael.
Neste mês de dezembro, o Sebrae/MT entregou ao prefeito municipal Leonardo Bortolin a Pesquisa de Percepção da Prefeitura quanto ao Empreendedorismo na cidade. O Sebrae/MT também ofereceu uma consultoria de compras públicas no município, com o objetivo de auxiliar a prefeitura a divulgar para os empresários locais quais os produtos e serviços que poderão ser fornecidos por eles para atender a demanda do Executivo municipal.
Com o apoio do Sebrae/MT é mantido o atendimento ao empresariado local na Sala do Empreendedor. Nesse espaço, destinado a apoiar o empreendedorismo, um consultor do Sebrae/MT fica à disposição por 4h mensais para atender empresários locais e orientá-los na condução de seus negócios. Esse trabalho reflete na melhoria do ambiente negocial na cidade. Em novembro e dezembro, a consultoria do Sebrae/MT levou informações aos empreendedores locais sobre microcrédito e gestão financeira. Além de finalizar a consultoria do CAE/Sala do Empreendedor, foi elaborado o plano de atuação do agente de desenvolvimento local.
“Uma das ações de grande importância para as futuras gerações foi a realização do Jepp (Jovens Empreendedores Pequenos Passos), que aconteceu na Escola Municipal Dallafiora Costa Parma Vida, pertencente ao Projeto Parma Vida”, destaca a gestora do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MT. Segundo ela, foram capacitados 14 professores e 185 crianças participaram da ação. “As crianças expuseram seus produtos na feira do Jepp, realizada no dia 08 de dezembro, durante as atividades de encerramento da escola em 2018”.
Soluções – Em Primavera do Leste está em andamento o modelo “Ultimate” do Cidade Empreendedora, que disponibiliza 35 soluções para a gestão municipal trabalhando temas como a desburocratização dos processos, agricultura familiar, compras públicas, educação empreendedora, ações de sustentabilidade e um plano anual de compras.
Silvana Bazani Assessoria – Sebrae/MT
Veja também:
Maio Amarelo terá ações educativas de prevenção a acidentes de trânsito
Cuidar de quem cuida: Secretaria de Assistência homenageia mais de 200 mães nos CRAS
Sinfra de Primavera do Leste conclui restauração de importante via do Distrito Industrial
Primavera do Leste respira esporte com a realização da Copa Craques de Vôlei
Programa Castrapet retoma atendimentos em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste celebra Natal Encantado com noite de adoração imperdível com o renomado pregador Deive Leonardo
Prefeitura Municipal realiza limpeza e operação tapa buracos no Distrito Industrial José de Alencar
Inscrições para se tornar membro suplente do Conselho Tutelar de Primavera do Leste vão até dia 24
Inscrições para o Festival Prima Canta 2024 vão até dia 15 de abril
Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de coleta seletiva de lixo que passará a funcionar em maio
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO