Compartilhe:
A ideia do projeto é reduzir o preconceito e levar a valorização da igualdade no ambiente escolar
09/11/2018
A consciência negra foi antecipada e colocada em evidência de forma diferenciada na Escola Municipal Mauro Weis, localizada no Bairro Castelândia. Na manhã desta sexta-feira (9) ocorreu o Concurso Garota e Garoto Pérola Negra, onde os alunos demonstraram, em desfile, as belezas da cultura afrodescendente.
A quadra poliesportiva da unidade foi tomada por decoração que remete aos costumes africanos. Os enfeites foram confeccionados pelos próprios estudantes, em sala de aula.
O projeto é uma iniciativa da professora Eliane Alves Nunes. Há 10 anos ela atua como educadora em Primavera do Leste e atualmente leciona na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, onde o projeto começou, e Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana.
Na Mauro Weis a professora participou como jurada. Ela comenta que após a implantação do projeto na escola Nossa Senhora Aparecida, percebeu que os alunos melhoraram a autoestima. “Eles começaram a se valorizar e ter um olhar mais humanitário para os diferentes tipos de pessoas”, comenta.
A expectativa dela em levar o projeto para outras escolas é melhorar os alunos como pessoa, para que eles enxerguem que todos têm capacidade para lutar e conseguir o que quiser, independentemente da cor, raça ou religião.
Uma das alunas que desfilou na passarela do Pérola Negra foi a Lina Silva Macedo, de 13 anos. Ela comenta que o projeto ajudou os alunos a pararem de julgar uns aos outros pela aparência, principalmente os negros. “É bem difícil quando nos enxergam apenas como mais um negro no mundo. Todos somos iguais”, conta. A estudante conta que, embora nunca tenha sofrido preconceito por ser negra, já passou por situações de bullying por ser muito magra, e entende que esse tipo de trabalho deve ser valorizado.
Representando a Câmara de Vereadores, assistiu ao desfile a vereadora Edna Manich, que parabenizou a escola pela iniciativa. “Esse trabalho é necessário nas escolas porque temos uma população negra linda e que precisa se assumir como é. Temos que ter o conhecimento do que é a cultura afro, da escravidão que veio para o Brasil, que foi apagada da mente das pessoas”.
A vereadora ainda mencionou que ter a data do dia 20 de novembro para comemorar a Consciência Negra traz a oportunidade de os alunos estudarem mais sobre o assunto, “e a gente está vendo a belezura que é essas crianças se assumindo como negras, como bonitas e como pessoas importantes para a sociedade”.
Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
Secretaria de Educação informa datas das matrículas escolares, para pais que realizaram pré cadastro no site oficial da Prefeitura
UNEMAT, abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado
Convênio garante nova escola estadual em Primavera do Leste
Nota de Pesar
Matrículas para Rede Municipal de Ensino são abertas hoje (12)
Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal
Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal
Matrículas escolares para Rede Municipal de Ensino 2020
Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica
Creche para atender a região do Guterres começa a ser construída
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO