O local conta com um acervo de mais de 4 mil livros e computadores com acesso à internet
Primavera do Leste vive o auge do florescimento cultural e literário. Na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, inaugurou a nona biblioteca no município, no Bairro Jardim Luciana.
O novo espaço conta com um acervo de mais de 4 mil livros e ainda computadores com acesso à internet, proporcionando inclusão digital. “Com essa nova biblioteca, Primavera se consolida em Mato Grosso como o melhor sistema de bibliotecas públicas disponíveis à população” comemorou o prefeito Leonardo Bortolin.
Para a criação, foram investidos mais de R$ 300 mil. O vice-prefeito, Ademir Goes, parabenizou a equipe da Secretaria e todos que movimentam o setor cultural da cidade e lembrou que dinheiro aplicado em cultura é sempre um bom investimento pelo impacto social e econômico que gera.
Incentivo à leitura
A iniciativa vai na contramão do que mostram os dados sobre hábitos de leitura de Mato Grosso, em que apenas 36% da população é considerada leitora. Assim, o estado levou o amargo título de segundo pior índice de leitura do país, conforme a 6ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada ontem (18).
Mas essa é uma realidade que, a depender dos esforços públicos municipais no setor, não será definidora da cidade. Ao longo dos últimos anos, foram criadas três bibliotecas, cinco do tipo contêineres, além da Biblioteca do Lago Vô Pedro Viana. O Secretário de Cultura, Wanderson Lana, pontuou sobre os investimentos em espaços de valorização e incentivo à leitura, fazendo com que o município se torne destaque no setor. “Isso mostra nosso carinho e preocupação com nossas crianças e jovens de Primavera do Leste. Queremos que cada vez mais as pessoas sejam leitoras”, frisou.
Lana evidenciou ainda que os locais são pensados como espaços de convivência, beneficiando principalmente moradores dos bairros São Cristóvão, Jardim Luciana, Poncho Verde e Vertente das águas. “Agora eles tem um espaço para vir e ficar a manhã inteira, a tarde inteira, utilizar os computadores, fazer pesquisa… Um espaço pra vir e permanecer” , ressaltou.
A auxiliar de biblioteca, Denise Braga Baraldi, que trabalha há mais de 25 anos no segmento, externou a felicidade com a inauguração e agradeceu os investimentos da gestão municipal na criação de novos espaços literários. “Olharam muito para a cultura e as bibliotecas. Teve uma época em que estavam esquecidas e hoje vemos como estão lindas as bibliotecas de Primavera”, disparou.
Vale destacar que parte do acervo foi arrecadado pelos foliões e blocos durante as competições carnavalescas do “Primafolia”. A ações estratégicas desenvolvidas pela Secretaria de Cultura para o carnaval resultaram na conquista de mais de 13 mil exemplares, unindo diversão e impacto social.
O novo espaço conta com o apoio da cooperativa de crédito Primacredi e está localizado na Av. São João Bosco, 313. O local será aberto ao público após o período de recesso, no início de 2025.