Compartilhe:
Com cerca de 150 alunos do 6º ao 8º ano da escola municipal Mauro Weis
01/11/2018
“Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros na escola e na sociedade; desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e confrontar dados e abordagem; trabalhar com documentos variados, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes”. Esse é objetivo geral do projeto Pérola Negra, desenvolvido na Escola Municipal Mauro Weis, sob a coordenação das professoras Kélcia Patrícia Batemarque e Josileide Medeiros, com a colaboração de Elisangela e Luciana.
Para a professora negra Josileide Medeiros, “do momento em que os alunos passam a conhecer com mais profundidade a cultura negra, através de pesquisa em livros, jornais, artigos, entrevistas com personalidades negras eles passam a ter outro olhar e descobrir a beleza da cultura afro, se sentir parte dela e, especialmente assumir sua condição de negro e se sentir orgulhoso por isso”.
Esse projeto está sendo trabalhado com cerca de 150 alunos do 6º ao 8º ano e, o resultado tem superado a expectativa. Segundo a concepção da professora Josileide, a descoberta do novo tem acontecido naturalmente entre os participantes do projeto – “estamos trabalhando de forma que eles entendam a importância dos fatos e procedimentos históricos e geográficos; participem de tarefas em grupo para aprender a respeitar os diferentes pontos de vista e analisem historicamente os processos de exclusão/inclusão promovidos pela sociedade respeitando a diversidade e o direito de cada um”.
Reflexões Positivas
As atividades do projeto foram distribuídas por bimestre, para que cada etapa seja bem trabalhada e assimilada pelos alunos. Nelas estão previstas a leitura das obras de Maciel Aguiar, dentre outros, a exibição de alguns filmes – Amistad, Brava Gente Brasileira, Kuriku e a Feiticeira, Um Sonho Impossível e a Princesinha, além de reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema. Musica de protesto ao racismo como de Gabriel O Pensador é recomendada, segundo a professora Kélcia, “para enriquecer a reflexão de maneira positiva sobre a nossa história, porque conhecendo a nossa história se torna mais fácil entender as diferenças e aceitá-las”.
Para enriquecer o projeto foram realizadas oficina de turbante intitulada Semeando a Identidade da Mulher Negra e, confecção da boneca Abaiomy - Símbolo da resistência africana. Foi trabalhado também sobre a vida de Maria Carolina de Jesus - Mulher Negra Favelada, mãe exemplo de superação e a mulher que mais vendeu livros,dentro e fora do Brasil. Uma das obras mais importantes foi Quarto de Despecho. O projeto proporcionou uma palestra com o professor Rodolfo Pereira da Silva com o tema - O que é racismo?
A secretária municipal de Educação, Adriana Tomasoni, vê com bons olhos a iniciativa de professores que saem da sua zona de conforto e buscam desenvolver projetos e atividades para inserir, de fato, os alunos na realidade que existe fora dos muros da escola – “o Perola Negra vai ao encontro da escola moderna, que discute a nossa identidade, a nossa origem, incentiva a pesquisa através de vários instrumentos como a leitura, filmes, trabalhos manuais, musicas, faz a criança passa a se aceitar como ela é sem sofrer a influencia do modismo”.
O prefeito Léo Bortolin entende que o comprometimento das professoras faz a diferença no crescimento intelectual e, pessoal da criança e do adolescente, “na escola é que fazemos as nossas descobertas, aprendemos respeitar as diferenças, aceitar os nossos colegas da maneira que são, enfim ali se complementa a educação familiar e molda, em definitivo, o caráter dos nossos jovens e, o Perola Negra vem ao encontro do que acreditamos, estou orgulhoso dessa iniciativa”.
Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
Secretaria de Educação informa datas das matrículas escolares, para pais que realizaram pré cadastro no site oficial da Prefeitura
UNEMAT, abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado
Convênio garante nova escola estadual em Primavera do Leste
Nota de Pesar
Matrículas para Rede Municipal de Ensino são abertas hoje (12)
Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal
Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal
Matrículas escolares para Rede Municipal de Ensino 2020
Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica
Creche para atender a região do Guterres começa a ser construída
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO