Compartilhe:
A medida foi tomada após as chuvas que trouxeram prejuízos à população
30/10/2018
Foi decretado estado de emergência pela Prefeitura de Primavera do Leste. O motivo são as fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos 10 dias e, assolaram alguns pontos da cidade. A Prefeitura identificou obras públicas destruídas, o impedimento do tráfego em ruas urbanas, bueiros e aterros danificados e o comprometimento no funcionamento de escolas, empresas e indústrias, o que de certa forma traz prejuízos ao comércio local.
A Defesa Civil do Estado de Mato Grosso foi solicitada pela Defesa Civil Municipal e os próprios agentes estaduais concordam que a situação pode se agravar caso as fortes chuvas que estão previstas para os próximos dias venham a acontecer de forma atípica, o que pode fazer com que a captação de águas pluviais não suporte tamanha precipitação hídrica.
Com a publicação do decreto na edição do Diário Oficial de Primavera do Leste (Dioprima) nesta segunda-feira (29), está autorizada a convocação de voluntários para ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, para facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
A partir do decreto também fica autorizada a entrada de agentes e autoridades administrativas em casas que estejam em situação de risco, para a prestação de socorro ou para retirar pessoas dessas residências. Para auxiliar famílias atingidas por eventuais desastres, o decreto também prevê que seja dispensado processo licitatório para a aquisição de bens, prestação de serviços e realização de obras a serem construídas no prazo de 180 dias após a constatação dos danos.
Os agentes estaduais da Defesa Civil, após avaliarem a situação do município e concluírem o laudo técnico, se comprometem em trabalhar para o reconhecimento desse decreto em nível estadual e federal. O documento deve se manter em vigor pelo prazo de 90 dias, com possível prorrogação para mais 90.
O Prefeito Léo Bortolin reforça o compromisso de a Prefeitura desenvolver ações imediatas. Na última quinta-feira (25) o Tuiuiú recebeu, na estrada que liga o bairro com o Primavera III, uma elevação de nível para impedir que grande quantidade de água invada novamente as casas da região. Junto a essa medida foi feita a recomposição das bacias de contenção de água na BR-070.
Nesta segunda-feira (29), pela manhã, os servidores da Secretaria de Infraestrutura iniciaram o trabalho de manilhamento às margens da BR-070, sentido Cuiabá, nas proximidades da Secamat. As empresas daquela região foram algumas das mais afetadas pelas chuvas e a equipe técnica da Prefeitura identificou como solução a instalação de manilhas de maiores espessuras.
Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias
Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda
Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura
Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura
2021 será um divisor de águas na administração pública
Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro
Nota de Pesar
Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)
Nota de Pesar
“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO