Namei recebe readequações para atender alunos especiais

A sede está climatizada e passa a contar com rampas de acesso, ventilação e pintura adequada para os estudantes

08/06/2018

Diego Eifler
Namei recebe readequações para atender alunos especiais

As crianças com necessidades especiais e com dificuldades de aprendizado da rede municipal de ensino, de Primavera do Leste, ganharam um espaço adequado para um melhor desenvolvimento do aprendizado. Foi reinaugurada na última quinta-feira (7) a sede do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar de Educação Inclusiva (Namei), na Avenida Tancredo Neves, ao lado da Escola Mauro Weis.

Desde 2016, quando o Núcleo ganhou sede própria, os atendimentos aconteciam no mesmo espaço, porém, anteriormente, neste endereço funcionava uma creche, local adequado, até então, para bebês. A partir de agora, com a reforma, o prédio recebeu rampas adaptadas para crianças com todos os tipos de deficiência, climatização, ventilação e pintura apropriada para os autistas e outras adequações para o melhor atendimento possível.

A reforma foi uma das solicitações feitas pelo vereador Juarez da Loreta. Por meio de uma indicação, sugeriu ao prefeito que voltasse a atenção para a importância de se adequar o espaço aos alunos atendidos pelo Namei. “O prédio e a mobília estavam em uma situação inadequada para o desenvolvimento educacional das crianças. Gostaria de agradecer o prefeito por ter atendido. Está belíssimo. Os pais dos estudantes são as pessoas mais gratas, porque elas precisam e merecem esse atendimento bem feito”.

O prefeito Léo Bortolin diz que recebeu a solicitação e a realizou com muita alegria. “Era mais uma meta nossa. Quem se lembra do espaço antes e vê hoje, consegue perceber a diferença e como isso vai impactar na melhora do atendimento realizado com nossas crianças”.

A coordenadora do Namei, Angélica Borges, também disse que ela e os pais dos alunos recebem a obra finalizada com bastante alegria - “Isso é muito importante, porque esses alunos, além de estarem inseridos na rede regular de ensino, precisam de acompanhamento dos profissionais que ajudam no desenvolvimento pleno da criança. Agora teremos condições de oferecer o atendimento com mais qualidade”.

CONHEÇA MAIS SOBRE O NÚCLEO

O Namei existe em Primavera do Leste desde o ano de 2014, por força da Lei Municipal 1.498. É um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 15 funcionários são responsáveis por 168 crianças.

Os estudantes recebem atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, educação especializada e equoterapia – uma parceria entre o município e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência Distante. Todos os profissionais são especializados na área de atuação, por isso, além de atenderem os alunos, também oferecem acompanhamento nas escolas e aos familiares.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste