Secretaria de Cultura

15ª edição do Fetran começa em Primavera do Leste

Ao todo são 26 inscrições realizadas por escolas e projetos sociais da cidade

29/05/2018

Na última segunda-feira (28) começou a 15ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) - etapa Araguaia – em Primavera do Leste. Ao todo são 26 inscrições realizadas por escolas e projetos sociais da cidade. A programação do Fetran vai até a próxima sexta-feira (01), sempre no Cine Teatro Vila Rica.

Conforme o secretário de Cultura, Wanderson Lana, é extremamente importante que esse evento aconteça todos os anos em Primavera do Leste, “porque todos nós queremos a diminuição da violência no trânsito, e as mensagens que são passadas pelas apresentações no Fetran são de conscientização e trazem melhorias que podem salvar vidas”, comentou Lana.

O vereador Luis Costa, em nome dos demais vereadores de Primavera do Leste, destacou que é dever de todos dirigir com responsabilidade. “É somente pela educação que esse tema terá um reflexo na vida de todos”, mencionou o parlamentar, ao se referir sobre a importância do Fetran.

Para o policial rodoviário federal Thiago Machado, as peças teatrais apresentadas durante o evento não são brincadeiras, “e que vocês possam cobrar dos pais uma postura diferente quando chegarem em casa”, disse aos estudantes da Escola Alda Scopel, que estiveram presentes durante as apresentações, na abertura.

Já o prefeito Léo Bortolin disse acreditar na cultura para levar informações mais diretas sobre temas de extrema importância para salvar vidas, como a paz no trânsito. “Vocês são os agentes principais para isso”, argumentou o prefeito.

FETRAN

Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. No FETRAN, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.