Compartilhe:
O espaço funciona na antiga Yellow, onde está instalada a Secretaria de Cultura
25/05/2018
Primavera do Leste está caminhando no sentido de se tornar referência para o cenário cultural de Mato Grosso. Na última quinta-feira (24) ocorreu a cerimônia de inauguração do Salão das Águas, espaço que proporciona aos moradores e visitantes o acesso às exposições artísticas. O Salão das Águas está localizado na Avenida dos Lagos, no contêiner conhecido como Yellow.
O espaço também é a nova instalação da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (Secult). Ainda na cerimônia de inauguração ocorreu a abertura do Fundo Municipal de Cultura, que deve angariar verba para as manifestações culturais desenvolvidas na cidade.
O contêiner foi escolhido pelo prefeito Léo Bortolin. Ele - além de apoiar os movimentos culturais, entendendo que essa é uma ferramenta importante contra a vulnerabilidade social e violência - identificou a Yello como um espaço que tem sintonia com a Secretaria de Cultura, pela estrutura física diferenciada.
Na mesma linha de pensamento, visando a evolução cultural em Primavera, o secretário de Cultura, Wanderson Lana, teve a ideia de abrir o salão de exposições para proporcionar uma novidade para Primavera, que com essa ação se coloca à frente da maioria dos municípios do país.
A primeira exposição, que estará disponível à população até agosto desse ano, traz pinturas do artista plástico mato-grossense Moacyr de Freitas. Com essa exposição intitulada: “Grupiara – Vermelho/povo, dourado/chão”, o pintor apresenta, pelas telas, a história de Mato Grosso. A intenção da Secretaria é manter exposições permanentes durante todo o ano, onde serão recebidas as escolas e toda a população interessada.
O secretário de cultura disse que a equipe da Secretaria está extasiada. “As pessoas que visitam o Lago podem conhecer o espaço que sempre estará apresentando exposições diferentes. A secretaria vai readequar os horários para atender a população. Poucas cidades do Brasil possuem sala de exposição e, agora, Primavera tem uma com muita qualidade e bonita, proporcionando mais qualidade de vida aos primaverenses”.
Lana também comentou que o Fundo Municipal de Cultura (FmuCpva) é um mecanismo da sociedade. A própria população construiu o Fundo, que recebe destinação do governo municipal e pode receber verba, também, da iniciativa privada.
O secretário reafirmou que “esses recursos serão revertidos para os artistas através de edital de seleção. Se tiver um artista que vai montar espetáculo de dança, ele precisa de figurino, cenário e sapatilha. Esse dinheiro retorna para o comércio local, movimentando a economia e criando espaços de apresentações culturais o ano inteiro”.
Já o prefeito Léo Bortolin salientou que a cena da cultura em Primavera tem crescido muito, e prevê que em pouco tempo a cidade será referência nacional, devido aos projetos, qualidade dos artistas e equipamentos públicos dedicados à cultura. “Gostaria de deixar o convite a toda população. Venha conhecer mais esse ponto turístico de nossa cidade”.
Representando a Câmara de Vereadores, o parlamentar Manoel Mazutti disse que esse é o maior passo que a cultura de Primavera já deu desde o início da cidade. “Acho que a população precisa entender que a cultura vem para tirar a escravidão intelectual dos povos. Esta é a transformação cultural de Primavera”.
A SECULT
A pasta tem quatro anos de fundação, com o objetivo de criar políticas públicas de fomentação às artes, por meio de equipamentos culturais para atender a cena do município. Toda a equipe da secretaria é formada por artistas.
São algumas atividades desenvolvidas pela Secult: Bailinho da Pista; Por do Sol com MPB; Circuito do Rock; Natal dos Sonhos; réveillon; Festival de Dança Tema Cinema; Festival de Teatro Velha Joana; Festival Estudantil temático de Teatro para o Trânsito; Festival Cinema do Minuto; Festival de Culturas de Primavera do Leste; Circula Velha Joana; manutenção das bibliotecas contêineres; Ilha Cultural do Aniversário de primavera do Leste; Prima Canta; Festival Castro Alves de poesia, dentre outras.
Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
EDITAL “MOVIMENTAR” GARANTE 3 MILHÕES INVESTIDOS PARA CULTURA E ESPORTE
Prefeitura de Primavera viabiliza 120 mil reais para projetos culturais
Secult orienta e auxilia artistas locais para participarem de concurso federal
Inscrições para 1º Prêmio Primavera de Artes Visuais estão abertas
Inscrições para o Primacanta 2020 estão abertas
Blocos do Primafolia arrecadam mais de duas toneladas de alimentos
Com apoio da iniciativa privada Prefeitura garante Primafolia 2020
Projeto de fomento à cultura é lançado em Primavera do Leste
Circula Velha Joana traz espetáculos vencedores do penúltimo Festival Velha Joana
XIII Festival Velha Joana é o maior de todos os tempos
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO