Compartilhe:
15/05/2018
Em comemoração ao dia do Assistente Social as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde promoveram um debate, nas dependências do espaço Conviver, na manhã dessa terça-feira, 15, sobre o papel e desafios da assistência social desde a regulamentação da profissão no Brasil, em 1947. A base do debate foi a profissionalização do trabalho e o convencimento do cidadão de que é obrigação do governo editar políticas públicas para atender as suas necessidades e não uma obra de caridade, como era no passado, em que madames bem intencionadas atendiam aos pobres.
Para a assistente social do CRAS Jonas Pinheiro, Joelma Santana Sousa Caldas, "uma grande conquista da Assistência Social foi a criação da Política Nacional de Assistência (PNAS – 2004), que veio dar materialidade ao que era preconizado e garantido na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, onde coloca que a Assistência Social é dever do Estado e direito do cidadão que dela necessita”. Segundo ela, “os seus programas e serviços, visam prover a família e indivíduos a segurança de acolhida, convívio familiar e comunitário e o fortalecimento desses vínculos, com vistas à superação das situações de vulnerabilidades vivenciadas".
O chefe de gabinete, Anderson Gonçalves, representou o prefeito Léo Bortolin e o vice Sérgio Fava no evento e ressaltou a importância dos profissionais na administração pública. “Devido a audiências agendadas anteriormente, o prefeito não pode estar presente, mas trouxe em seu nome e do Sérgio os cumprimentos pelo trabalho, dedicação e compromisso em fazer sempre o melhor nos atendimentos, resolvendo problemas com profissionalismo e ética”.
A assistente social Laura Leandra foi homenageada pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Saúde durante os meses em que atuou como gestora da Pasta. “Agradeço a todos os funcionários da Saúde que foram importantes para o sucesso da nossa gestão. Tenho consciência de que a minha formação e experiência como assistente social nortearam as decisões mais acertadas como secretária”.
O secretário de Saúde, Advanilson Sampaio, reconhece como imprescindível o papel da assistência social, não só nos casos de vulnerabilidade das crianças e jovens, mas “a quem precisa de acolhimento, de orientação, enfim, a assistência social cuida de gente e isso não tem preço”. Para a coordenadora da secretaria de assistência social Leninha Riva, esse é o momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela equipe do município, “as assistentes sociais chegam onde nenhum outro profissional consegue chegar, que é na causa dos problemas das famílias e, a secretária de Assistência Social, Ana Carla Ruaro, parabenizou os profissionais pela data e ofereceu um café da manhã aos presentes.
Veja também:
Conselheiras Tutelares eleitas para o Quadriênio 2024-2028, iniciam hoje seus mandatos em Primavera do Leste
Nota de Pesar
Nota de Pesar
Estão abertas novas inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar de Primavera do Leste
Prefeitura abre novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos
Carteira de Trabalho passa a ser digital
Conheça os novos conselheiros tutelares que assumirão em 2020
Votação para eleger conselheiros tutelares ocorrerá no próximo domingo (6)
Começa a campanha eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares
Provas para o cargo de conselheiros tutelares ocorrerão no próximo dia 4
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO