Saúde Pública de Primavera contemplada em Brasília

09/03/2018

Saúde Pública de Primavera contemplada em Brasília

Duas Unidades de Estratégia da Saúde da Família – uma no residencial Guterres e outra no bairro São Cristóvão; aumento dos repasses do Governo Federal, via Ministério, defasados há 10 anos; habilitação do SAMU e, recursos para pintura de todas as Unidades de Saúde. Esse é o resultado da audiência do prefeito Léo Bortolin acompanhado de secretários e vereadores com o ministro da Saúde Ricardo Barros, deputados federais e o senador José Medeiros.

Com o ministro, Léo conseguiu pactuar mais uma Unidade da ESF para o bairro São Cristovão, que será de grande importância porque “vai desafogar toda a região e dispensar atendimento mais ágil para a população dos bairros no entorno do São Cristóvão”. A Unidade no residencial Gutteres foi pactuada em novembro, já está contratada com a Caixa e se encontra em fase de projeto da obra.

O prefeito explanou a defasagem dos valores repassados a Primavera pelo Governo Federal na área da Saúde, “são valores que há dez anos faziam a diferença pro município, hoje com o aumento da demanda eles se tornam insuficientes; o ministro se sensibilizou com a nossa realidade e autorizou o aumento solicitado”. Outra conquista foi à habilitação do SAMU, que assim que for publicada a habilitação, o aumento para esse setor será efetivado.

Esse convencimento ao ministro teve participação efetiva da secretária Laura Leandra que expôs com precisão as demandas da área, a defasagem dos repasses para o setor, ela fez uma radiografia das dificuldades para atender um município como Primavera do Leste, “que se tornou um pólo de Saúde, com recursos reduzidos”. Ricardo Barros entendeu como pertinentes as solicitações. Essa audiência foi acompanhada pelos deputados federais Ezequiel Fonseca e Adilton Sachetti.

Com o deputado Fábio Garcia o prefeito tratou das emendas alocadas por ele em 2016/2017 que agora começam a ser executadas e, serão destinadas à pintura das Unidades de Saúde. O senador José Medeiros se colocou à disposição para trabalhar na divisão de emendas da bancadas, com vistas a nos ajudar, “estamos batendo em todas as portas, indiferente de cor partidária e somos bem recebidos porque as autoridades sabem que temos responsabilidade com o município e sem a ajuda federal se torna impossível acompanhar a demanda que cresce acima da média em todas as áreas da administração”.

Léo Bortolin esteve também como o ministro do Meio Ambiente Sarney Filho e foi discutida a tecnologia para destinação de resíduos sólidos com o biodigestor.

Segundo o secretário Carlos Donin, que se encontra em Brasília, essa é uma opção inovadora, mais limpa, moderna, já usada na Alemanha em larga escala. Consiste na decomposição da matéria orgânica para extração de gás, através de bactéria, utilizada para gerar energia elétrica, inclusive para uso em veículos. Atualmente, segundo o secretário, o método é a seleção do lixo, a compactuação que pode durar vinte anos, porque “depende da natureza” e com o biodigestor demora de 20 a 30 dias, “é um projeto interessante, caro, requer investimentos, mas estamos recebendo apoio tanto do SEMA – Secretaria estadual de Meio Ambiente - e do ministro Sarney Filho que disponibilizou a equipe técnica para nos orientar”.