menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

População respondeu ao chamamento da Prefeitura e do TCE

04/03/2018

Diego Eifler
População respondeu ao chamamento da Prefeitura e do TCE

E o curso Consciência Cidadã pode ser um divisor de águas no município

 

                               Primavera do Leste foi o primeiro município de Mato Grosso a receber nesse ano o curso Consciência Cidadã e, o prefeito Léo Bortolin entende que o projeto Prestando Contas, instituído nessa gestão, em que a Prefeitura expõe de maneira clara e objetiva para a população, inclusive em out door, todos os recursos e os investimentos de cada área da administração, vai ao encontro da proposta do Tribunal de Contas, que é prioritariamente aproximar o cidadão das administrações públicas de maneira mais efetiva, mais concreta, mais participativa. Léo agradeceu o privilégio e a confiança do Tribunal de Contas em escolher Primavera para iniciar a jornada do ano de 2018, “nossa gestão tem priorizado a lisura e a transparência das ações de cada secretaria, por que entendemos que se o dinheiro é publico, temos que prestar contas a população, aos segmentos organizados, à sociedade, aos pais que buscam vagas nas escolas e creches, a quem precisa dos serviços da Saúde Pública, enfim não vejo outra maneira de administrar e, com essa orientação do TC vamos continuar nessa direção”.

                O vice- presidente do Tribunal, Luiz Henrique Lima, reiterou os resultados desse curso que já é ministrado nos municípios há 10 anos e tem por meta estabelecer um diálogo mais próximo com a sociedade, “porque o TC é um instrumento a serviço da população, para coibir os equívocos, prevenir e apontar erros, os Conselheiros não sonham e nem comemoram quando condenam alguém, queremos, como todo cidadão, gestões transparentes”. E foi nessa linha que a Secretária de Articulação do TC, Cassira Vuolo, falou da importância da informação para que o cidadão possa, de fato, atuar na cobrança de transparência no Poder Público e participar efetivamente da gestão. Luiz Henrique citou dois exemplos práticos em que o TC, indiretamente, facilitou a vida da população – exigiu que nos editais para construção ou reforma de obras fossem observadas as regras de acessibilidade, isso beneficiou parcela significativa da sociedade e, que fossem respeitadas as cotas nos editais para concursos. “Segundo ele, ‘são medidas simples, mas que induziram mudanças de comportamento e melhoria na vida das pessoas”.

                O Conselheiro Substituto e relator das contas de Primavera do Leste, Moisés Maciel, afirmou que o município tem se destacado no cenário estadual, tem apresentado resultados positivos no PDI se comparado com outros 24 municípios do Estado, mas pode avançar em alguns índices, como o IDEB, que melhorou, mas não chegou ao ideal se comparado a renda per capita e a economia do município. Maciel questionou ainda o engessamento que os gestores sofrem com o orçamento determinado em percentuais – x para a educação infantil (e se o município não tiver crianças suficientes para investir o que foi determinado?) x para a Saúde (e caso não haja essa necessidade no seu município?) enfim, ele defende a idéia de que “o gestor tenha a liberdade de investir de acordo com a demanda, como é usado nos países adiantados, como o Reino Unido”.

                O evento contou com cerca de quinhentas pessoas e os próximos municípios que receberão esse curso são Sapezal, Água Boa, Sorriso e após o período eleitoral, em Cuiabá.

Fotos:

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Vacinação para crianças de 5 a 11 anos começa em Primavera do Leste neste sábado

Prefeitura anuncia que não haverá festividades de carnaval

Projeto Creju/Prima Jovem muda de nome para Projeto CRESCER

Prefeitura anuncia reforma e ampliação de Centro Cultural e construção de posto de saúde

Lei da Liberdade prevê menos burocracia para comerciantes em Primavera do Leste

Primavera do Leste participa pela segunda vez de pesquisa sobre vacinação da Hepatite A

Inscrições abertas para diversos cursos gratuitos

Membros da CIPA são empossados

Prefeitura de Primavera do Leste e Governo de MT lançam o maior programa de cirurgias e exames da história

Prefeitura de Primavera do Leste lança o “Programa Mais MT Cirurgias”

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333