Compartilhe:
23/01/2018
Primavera do Leste é uma cidade acima da média nos índices que determinam o desenvolvimento, qualidade de vida e bem estar da população, embora seja possível otimizar mais os recursos e melhorar esse cenário de prosperidade. Com esse diagnostico positivo da cidade o ex-prefeito de Maringá-PR, Sílvio Barros, falou da experiência bem sucedida de administrações compartilhada, em parceria público-privada, para o prefeito Léo Bortolin, vice, Sérgio Fava, secretários municipais, servidores efetivos e em cargos de confiança, ontem, no gabinete do prefeito.
Embora seja um município “com tudo para continuar dando certo”, segundo o palestrante, ainda há uma grande disparidade entre o que é produzido aqui e a contrapartida de fora – “de cada R$1,00 que o município recebe, produz apenas 0,31 e, isso é um dado preocupante quando falamos em finanças públicas”.
Entretanto, segundo ele, essa disparidade é resultado de um modelo de estado onde os direitos são maiores que os deveres e, esse discurso e prática vão perpetuar por muito tempo porque
serve de plataforma para eleição, “ninguém se elege falando em aumentar deveres e, sim prometendo respeitar e aumentar direitos, caso contrário está fadado a perder as eleições, embora, esteja provado que alguém paga essa conta posteriormente”.
Silvio Barros falou da importância de se estabelecer um vinculo de confiança entre o gestor e a população, porque só assim haverá a parceria público-privada com resultados fantásticos, “implantamos quando estive a frente da Prefeitura de Maringá esse modelo de gestão e o sucesso foi comprovado com resultados práticos para a população”. Segundo ele, o município saiu de um estado crítico em termos de administração para o nível de excelência. Comprovadamente.
Um ponto interessante tratado na palestra foi a importância do trabalho em equipe – ele comparou a equipe como uma corrente, em que cada servidor representa um elo fundamental para que os resultados sejam benéficos para o trabalho interno e, consequentemente para o público que depende de ações e políticas públicas. “Os atritos são
necessários para os ajustes e o desempenho das funções”.
E o grande questionamento do palestrante – em 31 de dezembro de 2020 como estará Primavera do Leste?
Veja também:
Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias
Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda
Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura
Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura
2021 será um divisor de águas na administração pública
Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro
Nota de Pesar
Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)
Nota de Pesar
“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO