Compartilhe:
12/01/2018
Primavera do Leste vai receber o espetáculo teatral Re-parir-se Maiêutica, da atriz, bonequeira e diretora de teatro, Raquel Mützenberg. Com entrada gratuita, a apresentação que defende a emancipação e autonomia feminina por meio do autoconhecimento e a defesa poética do sagrado feminino, será ás 20h, no Centro Cultural. Os interessados devem chegar uma hora antes para garantir os ingressos.
Re-parir-se Maiêutica faz parte de uma pesquisa em teatro de animação selecionada para o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Recentemente, o espetáculo que foi lapidado ao longo do estudo, foi aprovado no edital Circula MT, idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura.
“Coletei reportagens jornalísticas sobre a realidade vivida pelas parturientes do sistema público de saúde no Brasil, vivências de doulas, vídeos científicos sobre reprodução humana e fotos de parto humanizado. Somei a estas fontes, as discussões acadêmicas sobre a subjetividade coletiva e a experimentação cênica em teatro de animação”, explica Raquel Mützenberg em entrevista a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Cultura.
Segundo ela, foi assim que idealizou um objeto animável que se confunde ao seu corpo. “É assim que ocorre a materialização do método que Sócrates utilizava para ajudar jovens a conceber suas próprias ideias: a Maiêutica. Influenciado pela vida de sua mãe, que era parteira, Sócrates desenvolve o parto das ideias. A Maiêutica socrática é traduzida ao teatro de formas animadas com uma técnica na qual o corpo da atriz compõe a estrutura física do objeto que ganha a animação”, diz. Ela incorporou também ao trabalho, frases de filósofos contemporâneos como Suely Rolnik, Daniel Lins e Gilles Deleuze.
“Com base neles, idealizei uma mulher que não quer ter um filho, mas que vai se parindo, se reinventando. Fisicamente, parindo a si mesma. Um corpo que se desdobra em outro, de faces que desdobram em outras faces”, descreve em metáforas.
O projeto conta com direção de Luiz Marchetti. “Apresentei a ele um sketch book com referências diversas e ele, partindo de uma estética orgânica, plastificou tudo isso, idealizando toda uma encenação que explora a poesia, trilha sonora ao vivo e recursos audiovisuais. O espetáculo é encenado em uma caixa de plástico bolha. A plateia, por sua vez, pode visualizá-lo de várias perspectivas: focando diretamente em minha apresentação, visualizando simultaneamente edições de vídeos ou ainda, por buracos feitos na caixa de plástico-bolha”.
Somam ao projeto, Juliana Segóvia no audiovisual, Willian Kanashiro na música e audiovisual, Carol Andrade na produção, Douglas Peron na cenografia, Alessandra MandúNord, Tuanny Godoy e Carol Turin com assessoria sobre parto humanizado, Millena Machado e Madiano Marchetti com imagens de audiovisual, Rai Reis com fotos, Roseli Carnaiba com design gráfico. O espetáculo é composto de seis cenas que exploram temas diversos, como o aborto, os partos humanizados e cesárea. “A colaboração masculina dá outras nuances à obra. Os homens tornam-se também, multiplicadores na defesa do empoderamento feminino”, ressalta.
Oficina
Em todas as cidades por onde circular o espetáculo, Raquel desenvolverá também, a oficina “Corpo Digital, Corpo Analógico” em que em parceria com a cineasta Juliana Segóvia. O objetivo é apresentar técnicas do teatro de formas animadas em diálogo com ferramentas do audiovisual. Em Primavera, elas ocorreram na segunda-feira (15) das 8h ás 10h e das 10h ao 12h, no Centro Cultural.
Veja também:
Secretário de Cultura e escritor primaverense, Wanderson Lana lança livro dedicado à infância hoje (6)
Exposição itinerante de Arte Sacra marca reabertura do Salão das Águas em Primavera do Leste
Artista primaverense é selecionado para o 26º Salão Jovem Arte do Estado de Mato Grosso
PROJETO PÔR DO SOL ONLINE ABRE ESPAÇO PARA APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS DE PRIMAVERA
Confira a programação do Natal Encantado 2020
O Maior e Mais Democrático Festival das Artes da Cena de Mato Grosso está com as inscrições abertas
Confira os ganhadores do 9º Festival de Dança - Tema Cinema
Salão das Águas estreia nova exposição de artes plásticas
Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste
16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO