Compartilhe:
02/10/2017
Em uma demonstração clara de preocupação com a regularidade dos envios e da prestação de contas junto ao Tribunal de Contas de Mato Grosso, pelo sistema Acplic, representantes da Prefeitura de Primavera do Leste estiveram, na última sexta-feira, 29, com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento de Controle Externo (Sedecex). A finalidade do encontro foi o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao catálogo de materiais para realizar as licitações. Segundo informações da assessoria de imprensa, desde o início deste ano o Tribunal determinou que os órgãos fiscalizados devem consultar o novo sistema de Catalogação de Materiais para padronizar os códigos, possibilitando cruzamento de informações e banco de preços.
Para o coordenador do setor de licitação, José Ricardo de Oliveira, o encontro foi bastante esclarecedor: “O TCE tem demonstrado um grande esforço para evitar a penalização dos gestores injustamente. Nessa reunião tiramos dúvidas e percebemos que estamos no caminho certo, até porque não deixamos de informar a instituição com os relatórios e essa prática tem surtido um efeito positivo”. O município de Primavera do Leste, conforme José Ricardo enfrenta dificuldades em alimentar várias itens no sistema, que não se encaixam com a descrição. "Hoje nós recebemos a informação de que a similaridade faz com que a simplicidade aconteça. Então levamos para um lado mais complicado, sendo que o TCE vem facilitar os trabalhos para as prefeituras”.
Volmar Bucco Júnior, secretário da Sedecex, explicou que é preciso os gestores municipais e Estado façam investimento em licitação, de forma a especializar servidores que tenham uma aproximação com o tema e catálogo de materiais em realização de licitação, que compila mais de 52 mil itens. "Como o catálogo é muito grande e a área de licitações e aquisições é bem complexa, é difícil montar uma licitação. Por isso é interessante que haja especialistas nesta área, as pessoas não encontram os itens em nosso catalogo, mas eles estão lá. Volmar reitera a importância da parceria, uma vez que o intuito não é o de penalizar, preferimos prevenir e encontrar soluções para o gestor não receber penalidades".
O secretário de fazenda, Vanderlei Tolfo, sempre atendo as demandas, também participou da reunião, assim como a Marilene Pergolato, do setor de compras.
O que é Aplic?
De acordo com a assessoria do TCE-MT, o Sistema Aplic foi desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento do Controle Externo (Sedecex) e de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Ele permite a conferência dos pacotes de dados enviados antes mesmo da atuação dos auditores, oportunizando ao gestor tempo hábil para a correção das informações, o que evita o apontamento de registros contábeis incorretos, uma das irregularidades mais recorrentes nas prestações de contas dos órgãos municipais.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste celebra Natal Encantado com noite de adoração imperdível com o renomado pregador Deive Leonardo
Prefeitura Municipal realiza limpeza e operação tapa buracos no Distrito Industrial José de Alencar
Inscrições para se tornar membro suplente do Conselho Tutelar de Primavera do Leste vão até dia 24
Inscrições para o Festival Prima Canta 2024 vão até dia 15 de abril
Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de coleta seletiva de lixo que passará a funcionar em maio
Concurso Público de Primavera do Leste: Homologação e convocações devem ocorrer em breve
Fim de semana: programação cultural e esportiva movimenta Primavera do Leste
Secretaria de Cultura oferta 56 vagas de estágio remunerado para estudantes
Primavera do Leste se consolida como capital da cultura de Mato Grosso
Luan Santana, estrela sertaneja, canta na Expô Primavera hoje. Saiba tudo sobre esse imperdível show
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO