Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

O Teatro de Primavera do Leste conquista 41 destaques na Final Estadual do Fetran

18/07/2017

Assessoria de Comunicação

O teatro do município, mais uma vez foi destaque no 14º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), este ano quatro espetáculos concorreram no festival, e ao todo foram 41  destaques em inúmeras categorias. Mostrando a qualidade e a seriedade do projeto de Teatro no município.

Durante toda esta semana, 19 peças classificadas de dez municípios foram exibidas no Cineteatro em Cuiabá. Primavera do Leste participou com os espetáculos: Reino das bandeiras – Primajovem/CREJU e CRAS Mabília Furtado; Juventude transitando – Escola de Teatro Faces; ImaginAção – Escola Municipal de Teatro/ Polo da Escola13 de Maio; O Voo sobre a Imprudência - Escola Municipal de Teatro/Projeto Escola de Teatro Faces.

De acordo com o inspetor André Luiz Ferreira, chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da PRF/MT, foram envolvidas nesta edição do Festival 12.476 pessoas entre crianças, adolescentes e jovens e que “concorreram cerca de 200 crianças e adolescentes de Querência, Primavera do Leste, Comodoro, Pontes e Lacerda, Campo Verde, Várzea Grande, Cuiabá, Sinop, Cuiabá e Colniza”.

O prefeito Getúlio Viana e a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Gisele Ferreira, acompanharam as apresentações na capital. “O fetran não valoriza apenas o teatro, o festival traz a educação na construção de um trânsito melhor e mais seguro, levando uma mensagem mudança de comportamento que salva vidas evitando acidentes" comentou o prefeito.

O prefeito destacou ainda que a primeira peça de teatro que assistiu em toda sua vida foi Juventude Transitando, há 09 anos atrás, e assisti-la novamente, tanto tempo depois, com a  terceira geração de atores da Escola de Teatro de Primavera do Leste o fez percebeu como a arte é importante para a sociedade. "Arte é uma coisa incrível, primeira peça que eu assisti, não vou esquecer nunca mais, me marcou para sempre. Agora já está aqui a terceira geração, os primeiros são professores, a segunda geração também já são professores, quando um projeto continua cria uma grande revolução" finalizou Getúlio Viana.

“Os projetos desenvolvidos pelo município no setor da cultura pensam, não apenas, na instrumentalização dos participantes, mas na formação de plateia e na construção de um mercado consumidor. Além disso, o trabalho de descentralização para garantia do acesso permite que o projeto dialogue com as mais diversas comunidades que formam Primavera do Leste” Comenta o secretario de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Wanderson Lana.

Primavera do Leste tem uma relação muito séria com o teatro com crianças e adolescentes, o trabalho de base é reconhecido em todo o estado e com prêmios nacionais. A linguagem utilizada é tema de pesquisas, a cidade abraça com muito muito carinho e o poder público municipal fomenta e acredita na mudança que os processos culturais promovem na sociedade. O resultado foi que Primavera do Leste se consagrou como o mais premiado na tarde de entrega dos destaques da Etapa Estadual do Fetran. Segue abaixo todos os destaques:

Destaques FETRAN – 2017 Etapa Final

Destaques FETRAN – 2017 Etapa Final - Estadual

Infantil

Reino das Bandeiras

Destaque de Cenário – Reino das Bandeiras

Destaque de Maquiagem – Reino das Bandeiras

Destaque de Texto Original – Reino das Bandeiras

Destaque de Direção – Darci Souza Junior, Daniel Fábio

Atriz Destaque – Ravena F. Santos e Poliana Bertol

Ator Destaque – Matheus Resplandes, Willian Pablo e Marcos Guzzi

Infanto-Juvenil

Espetáculo Juventude Transitando

Destaque de Trilha Sonora e Sonoplastia - Juventude Transitando

Destaque de Maquiagem - Juventude Transitando

Destaque de Figurino - Juventude Transitando

Destaque de Cenário - Juventude Transitando

Destaque de Texto - Juventude Transitando

Destaque de Direção – Ana Dorst

Ator Destaque – Bruno Baroni, Gladston Neves, Weligton Izidre.

Atriz Destaque - Camila Wandscheer, Gabriela Batista, Giovana Alves Frota, Lauren Cristina Soares, Kayra Ribas.

Espetáculo ImaginAção

Destaque de Maquiagem – ImaginAção

Destaque de Cenário – ImaginAção

Destaque de Figurino - ImaginAção

Destaque de Direção – Hiago Gonçalves

Destaque de Trilha Sonora e Sonoplastia - ImaginAção

Destaque de Atriz – Laura Zimmermann, Raissa Dias, Maria Luiza dos Santos.

Juvenil

Espetáculo O Voo Sobre a Imprudência

Destaque de Trilha Sonora e Sonoplastia – O Voo sobre a Imprudência

Destaque de Maquiagem - O Voo sobre a Imprudência

Destaque de Figurino - O Voo sobre a Imprudência

Destaque de Cenário - O Voo sobre a Imprudência

Destaque de Texto - O Voo sobre a Imprudência

Destaque de Direção – Ana Dorst

Ator Destaque – Allan Santos Bottega, Rodsley Nathan Gomes da Silva.

Atriz Destaque – Bruna Triacca, Raquel dos Santos.