Compartilhe:
29/05/2017
O 14ª Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) de Primavera do Leste encerrou nesta sexta-feira (26) e os três espetáculos vencedores irão para a final, em Cuiabá. Foram três categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil. O município, há três anos, recebe a etapa Araguaia do festival. Esta edição trouxe 15 espetáculos, todos do município, encenados por alunos da Escola Municipal de Teatro, projeto que tem a parceria com o Ponto Faces de Cultura, a edição do festival contou com cerca de 150 participantes.
Os jurados avaliaram as peças considerando: se a mensagem foi passada, se o tema trânsito foi explanado e a arte cênica apresentada. O teatro estudantil de Primavera do Leste é o atual campeão nas três categorias do Festival, consagrado um projeto sério e responsável desenvolvido no município. O prefeito Getúlio Viana participou da final do Fetran e relembrou o início do teatro em Primavera do Leste, valorizando a evolução da cena cultural no município. "Sempre investimos e iremos continuar investindo em teatro no município, pois, o resultado sempre é surpreendente. Hoje vemos alunos que se destacam em nível estadual, nacional e internacional. O Fetran além de trazer o teatro para todos do município também trouxe a educação no trânsito“ destacou o prefeito.
Nesta edição, além das peças vencedoras, também foram avaliadas seis categorias destaques: atrizes e atores, textos, direção, cenários, figurinos, trilha sonora e sonoplastia.
As peças vencedoras nas respectivas categorias foram:
Infantil – 1º Reino das Bandeiras; 2º Tesouro do Baú; e 3º Formigolópolis;
Infanto-juvenil – 1º ImaginaAção; 2º Juventude Transitando; e 3º Espelunca;
Juvenil - 1º Voo sobre a Imprudência; 2º O pior espetáculo do mundo; 3º Palavras não ditas.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e coordenador do Fetran, André Luiz Ferreira explica que Primavera abraça o projeto e que houveram muitas peças que se destacaram. “O festival ganha com isto, pois as que ganharam vão para Cuiabá, representando muito bem a regional e abrilhantando a final”, afirma.
O coordenador ainda salienta que o trânsito mata 43 mil pessoas por ano no Brasil, então é um tema que deve ser debatido sempre. “Essas ações de conscientização ajudam muito, mas ainda temos muito o que discutir e mudar”, finaliza.
O PRF Giovanni Machado foi jurado no tema trânsito e ele conta que Primavera do Leste é um polo cultural, com disputas equilibradas. “Não dou ênfase à competição, pois o objetivo do Fetran é passar a mensagem das mudanças de atitudes dos atores e do público que irá levar ao trânsito. A disputa foi muito equilibrada e tenho certeza que as equipes daqui irão representar Primavera com maestria”, destaca.
A coordenadora da Escola de Teatro e diretora, Ana Dorst, teve a equipe classificada nas três categorias e ficou em primeiro lugar no Juvenil. “Todos são meus alunos, então não há uma competição. Eles se esforçaram e batalharam. Iam no horário de ensaio, fora do horário e mereceram ter vencido. É um reconhecimento muito importante para o crescimento deles”, pontua.
O secretário de Cultura, Wanderson Lana, que começou este projeto no município, esclarece que a maneira que o teatro é trabalhado em Primavera, o respeito com os atores, o cuidado em tratar os temas e a maneira colaborativa para construir as produções, reflete no resulto. “Eles estão em várias partes da cidade para garantir o acesso, e as turmas são separadas por idade, para estarem no mesmo nível de discussão das coisas que acontecem, e cada um com as particularidades. Desta forma, eles contribuem para mostrar algo sobre eles”, diz.
Lana relata que o Fetran é um projeto em que crianças falam com crianças e jovens debatem com jovens. “Acredito que, desta maneira, o processo educacional ganha mais potência, pois já há os professores que conversam na escola e as campanhas dos poderes públicos”, pondera.
A peça “Juventude Transitando” é uma releitura de uma peça que foi apresentada há oito anos e foi escrita por Wanderson Lana. Para ele, da mesma forma que algumas atitudes não mudaram com o tempo, a peça mostra com a linguagem que o espetáculo traz, que é possível se divertir sem ser imprudente. “Só temos uma vida e temos que cuidar dela. Qualquer acidente pode nos colocar em uma situação irreversível. Será uma realidade totalmente diferente. O espetáculo conclama as pessoas a mudarem”, finaliza.
Veja também:
SAMA e parceiros plantam mais de 1200 mudas de árvores na margem do córrego Velha Joana
Natal Encantado 2024 com Deive Leonardo leva mais de 15 mil pessoas à Arena Multieventos
Recital anual da Escola Municipal de Música de Primavera do Leste começa hoje (2)
Programação cultural do fim de semana tem Circuito do Rock, Pôr do Sol com MPB no Lago Municipal e Bailinho
Documentário resgata trajetória da artista plástica Evangeline Alcântara Takeuchi
Meio Ambiente: Secretaria reforça fiscalização e notifica proprietários de terrenos onde há acúmulo de lixo
Abertura do Natal Encantado com Deive Leonardo será na Arena Multieventos, na próxima segunda-feira (2)
Secretaria de Cultura divulga agenda cultural que vai animar fim de semana em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste inaugura ampliação da EMEI Sonho de Criança
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste apresenta boletim epidemiológico com referência ao mês de outubro
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO