Compartilhe:
09/05/2017
O prefeito Getúlio Viana, recebeu a imprensa na manhã desta terça-feira (09), para esclarecimentos em relação ao atendimento no Sistema Único de Saúde nos hospitais São Lucas-SL e Hospital das Clinicas-HCP, que até a última sexta-feira (05), mantinham contrato para atendimentos de baixa e media complexidade a pacientes do SUS.
A contrapartida do município para manter os atendimentos nos hospitais conveniados somavam o valor em média R$ 770 mil mês. Na ultima sexta-feira (05), os contratos venceram, e a Prefeitura Municipal desde abril vem tentando negociar para que os contratos sejam firmados novamente.
O prefeito explicou que: "o que ocorre é que para renovação dos contratos os hospitais exigiram um reajuste de 27%, sendo que no ano de 2016 os contratos já FORAM REAJUSTADOS EM 13% para profissionais médicos e 23% para internações hospitalares, mesmo seguindo o índice inflacionário TENDO COMO BASE OS VALORES DE CONTRATO PASSADO, não é possível comprovar uma margem de reajuste no valor exigido em 27%, uma vez que a defasagem acumulada do ano de 2014 a 2016 para os profissionais médicos é de 10% e tecnicamente para os hospitais não há defasagem, e sim um valor superior de 3% comparado a inflação acumulada dos últimos anos".
No ano de 2016, a Prefeitura Municipal investiu cerca de 32,5% de arrecadação própria em saúde, sendo que a Lei 141/2012, determina que o mínimo a ser aplicado é de 15%, logo a prefeitura através da secretaria de saúde promoveu investimentos em saúde acima da margem. Mesmo gastando mais que o dobro exigido em Lei a prefeitura o município ainda apresenta um índice de demandas reprimidas para exames e cirurgias, a gestão atual vem buscando convênios através do consórcio de saúde para suprir estas demandas.
"Um bom exemplo foi o convênio firmado com hospital dos Olhos de Cuiabá para realizar no mês de maio 150 cirurgias de catarata em Primavera do Leste, zerando a demanda para esta cirurgia por hora" ressalto o prefeito.
Destacando ainda que a gestão atual não está prezando por economizar ou reduzir o índices de gastos com saúde, e sim, em investir melhor os recursos públicos, buscando estratégias para sanar as filas de espera para cirurgias e exames, e aumentar o números de leitos disponíveis para SUS, nos hospitais credenciados.
“O que não podemos admitir é pagar um preço acima do valor praticado em mercado, a realidade atual de Primavera do Leste, com base nos contratos passados firmados com hospitais, é que estávamos pagando valores acima do praticado por um dos planos de saúde mais utilizados no país a UNIMED. Na prática estamos pagando plano de saúde para cada cidadão”; destacou o prefeito Getúlio Viana.
Para entender em números, nos últimos anos os hospitais São Lucas-SL e Hospital das Clinicas-HCP, atuavam como hospitais credenciados ao atendimento do Sistema Único de Saúde através de contratos firmados, disponibilizavam para atendimento SUS 51 Leitos, sendo 27 Leitos no SL e 24 leitos no HCP, os hospitais trabalhavam em sistema de rodízio, ou seja, a cada semana um hospital era responsável pelo atendimento ao SUS, o que reduzia o número total de atendimentos ao número de leitos disponível para SUS em cada unidade. Getulio Viana finalizou a entrevista destacando que ainda está em processo de negociação com os hospitais, em busca de tentara aditiva os contratos por mais 60 dias.
UTI
Quanto às vagas de UTI, destacamos que o convênio é mantido por repasse estadual, e contrapartida municipal e este serviço será mantido normalmente, disponibilizando 8 leitos de UTI para o SUS .
Veja também:
Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias
Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda
Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura
Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura
2021 será um divisor de águas na administração pública
Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro
Nota de Pesar
Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)
Nota de Pesar
“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO