Compartilhe:
20/04/2017
Muitas pessoas não sabem, mas Primavera do Leste conta com um Albergue Municipal, que atende pessoas em situação de rua, um trabalho previsto na política de Assistência Social do município de amparo desenvolvido e assistido pela equipe multiprofissional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
Atualmente o espaço atende cerca de 30 albergados, e na noite de quarta feira (19), a equipe da Secretaria de Assistência Social deu início a um novo projeto no albergue, um clico de palestras que trás aos albergados inúmeros temas necessários a reconstrução da autoestima. Durante o bate papo, temas como prevenção e diagnóstico de HIV, a importância da sobriedade, a valorização da autoestima, entre outros temas foram abordados pelos palestrantes.
Para palestrante Maviane Damitiz, enfermeira e representante da Pastoral da AIDS, " È um trabalho que fazemos com muito amor pensando em quem mais precisa, falamos sobre a importância do diagnóstico e também no poder da prevenção tanto de HIV Aids e DST", ressaltou Maviane.
Outro assunto abordado por Marilene Pimentel representante da Pastoral da Sobriedade é a importância do abandono do vícios.
Assuntos como base familiar e a importância da religião também foram abordados "procuramos sempre promover missas, cultos e terços religiosos. “Nós notamos a necessidade de aumentar a autoestima das pessoas que muitas vezes só precisam de uma chance para recomeçar", comentou Lenir, quem também participou da noite de palestras foi o Tenente coronel PM Marcos Antônio.
O coordenador da Assistência Social Roger Marcelo Kaba destaca quando a ideia surgiu; "Desde que assumimos o albergue municipal notamos a necessidade de abordar vários temas em rodas de conversa e palestras, afim de entender esse público e ajudá-los na reconstrução de uma nova realidade".
A dinâmica de atendimento conta com o Serviço de Abordagem de Rua, que monitora uma vez por semana as ruas de Primavera do Leste, onde a equipe do Creas identifica e aborda adultos, crianças e adolescentes em situação de rua. Em seguida, essas pessoas são encaminhadas para o Albergue ou para outros lugares de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social do Município.
Além de abrigo com dormitórios limpos e dignos e três refeições diárias, os albergados recebem acompanhamento da equipe multiprofissional CREAS e participam de integração social para os que querem recomeçar, através de um trabalho e inserção no mercado de trabalho. "Um dos nossos grandes desafios atualmente é reintegrar essas pessoas no mercado de trabalho, todos são credenciados no Sine assim que chegam ao albergue, porém, precisamos da ajuda da sociedade. Por isso pedimos a todos que tenham uma vaga de emprego que entre em contato com a secretaria de Assistência Social ou CREAS" explicou Gisele Ferreira Secretária de Assistência Social.
O albergue através da secretária de Assistência Social também fornecem passagens para os que desejam retornar a cidade de origem.
Como acionar
A população pode acionar o Serviço de Abordagem de Rua, que funciona uma vez por semana. Basta ligar para o CREAS – Fone: 66.3498.3406.
Veja também:
Conselheiras Tutelares eleitas para o Quadriênio 2024-2028, iniciam hoje seus mandatos em Primavera do Leste
Nota de Pesar
Nota de Pesar
Estão abertas novas inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar de Primavera do Leste
Prefeitura abre novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos
Carteira de Trabalho passa a ser digital
Conheça os novos conselheiros tutelares que assumirão em 2020
Votação para eleger conselheiros tutelares ocorrerá no próximo domingo (6)
Começa a campanha eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares
Provas para o cargo de conselheiros tutelares ocorrerão no próximo dia 4
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO