Compartilhe:
11/04/2017
Na última sexta- feira (07), aconteceu a eleição para o conselho gestor de saúde da unidade de Estratégia de Saúde da Família - ESF V, localizado no bairro Poncho Verde I e considerado uma das maiores unidades de saúde do município, ao todo foram 10 candidatos sendo três eleitos para integrarem o conselho.
O Conselho Gestor Local de Saúde é uma organização onde a comunidade tem a oportunidade de colaborar e participar dos serviços da sua unidade de saúde. "A população pode participar diretamente das ações e definições propostas para todos serviço de saúde do bairro através de seu representante no conselho local que está ligado ao Conselho municipal de saúde e secretaria de saúde", explicou Maviane Damitiz presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Para Rode Martinho, técnica em enfermagem e uma das conselheiras eleita pela população, " o bairro precisava de um órgão para gerir saúde, e temos que discutir melhor todos serviços de saúde disponíveis a população, precisamos de mais técnicos em enfermagem no ESF V e essa será uma das primeiras pautas abordadas pelo conselho" destacou Rode Martinho.
Já a professora Dalmir Batista da Silva Cruz, também eleita para integrar o conselho defende que, "o conselho deve buscar atender a necessidade da população e estabelecer um dialogo com a prefeitura e Secretaria de saúde, e buscar soluções para diversos problemas como: as senhas para atendimentos que são distribuídas na sexta-feira e vamos discutir a possibilidade de distribuir todos os dias da semana além de solicitar mais um médico para atendimento na unidade" .
O candidato com maior número de votos Jeová de Lima, diz que " o conselho local de saúde, me faz participar mais das decisões do meu bairro, em uma questão tão essencial como saúde. Precisamos conversar e promover algumas reivindicações, e levar solicitações a Secretaria de Saúde, vereadores, e a quem possa contribuir para melhoria de saúde em nosso Bairro"
O povo dentro deste conselho local propõe ações, define prioridades, avalia o serviço, enfim, acompanha a política de saúde desenvolvida pela gestão municipal e faz propostas de mudanças conforme a necessidade e realidade da sua área de abrangência. Órgão de caráter permanente e deliberativo, ligado ao Conselho Municipal de Saúde. " Sem dúvidas o conselho de saúde local trás voz a população, ajudando a solucionar alguns gargalos em saúde dos bairros onde atuam"; finalizou Ivaldir Ortiz secretário de Saúde.
QUEM PARTICIPA DO CONSELHO?
A implantação dos Conselhos Gestores Locais de Saúde contribui para o fortalecimento do controle social, são mecanismos de participação e legitimidade social.
a) Representantes dos trabalhadores da unidade de saúde (25%)
b) Representantes do Conselho Municipal de Saúde(25%)
c) Representantes da comunidade (usuários) que ocupam metade (50%) de representatividade deste Conselho.
Veja também:
Maio Amarelo terá ações educativas de prevenção a acidentes de trânsito
Cuidar de quem cuida: Secretaria de Assistência homenageia mais de 200 mães nos CRAS
Sinfra de Primavera do Leste conclui restauração de importante via do Distrito Industrial
Primavera do Leste respira esporte com a realização da Copa Craques de Vôlei
Programa Castrapet retoma atendimentos em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste celebra Natal Encantado com noite de adoração imperdível com o renomado pregador Deive Leonardo
Prefeitura Municipal realiza limpeza e operação tapa buracos no Distrito Industrial José de Alencar
Inscrições para se tornar membro suplente do Conselho Tutelar de Primavera do Leste vão até dia 24
Inscrições para o Festival Prima Canta 2024 vão até dia 15 de abril
Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de coleta seletiva de lixo que passará a funcionar em maio
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO