Compartilhe:
Coordenadoria de Comunicação - 19/05/2025
Na manhã desta segunda-feira (19), salas de aulas da Escola Municipal Mauro Wandelino Weis se encheram de curiosidade, atenção e muitas perguntas. Foi dia de aprender, mas não só com livros. Alunos do 5º ano participaram de uma manhã especial com os agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), mergulhando no universo das leis, do respeito e da cidadania no trânsito.
Essa ação faz parte do projeto “Aprender Brincando: Trânsito Não É Brincadeira”, que há dez anos foi criado para plantar sementes de conscientização entre os pequenos, mas só agora, com o apoio da nova gestão municipal, a iniciativa ganhou força e estrutura, conforme explica o Agente de Trânsito, Sato.
Com a criação do setor de Educação para o Trânsito tornou possível levar essas importantes palestras a todas as escolas do município. “O trânsito não é brincadeira. Queremos que as crianças aprendam desde cedo sobre o respeito às leis, às placas, às faixas de pedestres. Nunca tivemos essa abertura em outras gestões. Com a nova coordenação da dona Marta, finalmente conseguimos colocar esse sonho em prática”, destacou o agente de trânsito Sato, um dos idealizadores do projeto.
A coordenadora Instrutora Marta, que está à frente da nova fase da CMTU, também reforçou a importância da educação desde a infância. “As crianças de hoje vão interferir diretamente na conduta dos pais. Elas observam, cobram, orientam. E no futuro, serão jovens habilitados e conscientes do seu papel no trânsito”, afirmou com entusiasmo. Essa ação também faz parte da Campanha Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito.
E a semente já começou a germinar. O aluno do 5º ano, Thales Eduardo Botelho, prestou atenção em cada detalhe da palestra e compartilhou o que mais o impactou: “A principal coisa que eu aprendi foi em relação às faixas de pedestres. Tem que levantar a mão! Porque tem muito motorista que não presta atenção, pode até estar bêbado. Outros nem respeitam as placas, as faixas. Aprendi que seguir as regras de trânsito é importante para nossa segurança também.”
Já o colega Miguel Pinheiro da Costa, também do 5º ano, saiu da palestra com uma missão em mente. “Vou transferir tudo que aprendi hoje para a minha família e meus amigos. Assim eles também vão estar informados sobre as regras de trânsito.”
A diretora da escola, Jaqueline, também acredita que essa transformação começa dentro de casa, ou melhor, pelas crianças dentro de casa. “Esperamos, de fato, que essas crianças, conversando com os pais, dando alertas, façam com que os adultos comecem a colocar em prática o que ouviram. Que eles levem em consideração a fala dos filhos. As crianças pode ser o primeiro passo para um trânsito mais seguro, humano e responsável”, reforçou.
Veja também:
Primavera III terá eventos culturais todo mês, garante prefeito durante o Quero Mais Cultura
Secult realiza 7º Quero Mais Cultura com show dos humoristas Nico e Lau
Comemoração do aniversário de Primavera conta com a presença de grande público
Prefeito Sérgio Machnic participa de homenagem à dupla Cézar e Paulinho feito pela Câmara
Prefeito participa de evento da Aprosoja e ressalta importância do agronegócio para Primavera
Primavera recebe caravana “Fluxo” da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer
Maio Amarelo terá ações educativas de prevenção a acidentes de trânsito
Cuidar de quem cuida: Secretaria de Assistência homenageia mais de 200 mães nos CRAS
Sinfra de Primavera do Leste conclui restauração de importante via do Distrito Industrial
Primavera do Leste respira esporte com a realização da Copa Craques de Vôlei
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO