menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Trabalho de servidores da Saúde de Primavera do Leste recebe premiação em evento sobre segurança do paciente e controle de infecções

Pesquisadores relataram sobre a efetividade das ações práticas do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente no município

Coordenadoria de comunicação - 21/10/2024

Trabalho de servidores da Saúde de Primavera do Leste recebe premiação em evento sobre segurança do paciente e controle de infecções

O trabalho de três servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Primavera do Leste foi premiado no II Simpósio Mato-Grossense de Segurança do Paciente e II Simpósio de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Os eventos ocorreram concomitantemente em Cuiabá nos dias 16 e 17 de outubro. A equipe retornou ao município trazendo na bagagem a conquista do 3º lugar na modalidade Melhor Trabalho de Relato de Experiência. 

 

Kátia Moreira Silva, Eliana Hinterholtz Melo e Antônio Marcos Moreira Aguiar abordaram a “Implementação da cultura de segurança do paciente em um município de Mato Grosso”. No relato foram apresentadas as medidas tomadas para criar e fortalecer uma cultura de segurança do paciente em uma cidade de médio porte e assim reduzir riscos e ocorrência de danos. 

 

O grupo realizou uma cronologia das ações da SMS sobre o tema, como a criação da Portaria de Nomeação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em 2023, as reuniões e intervenções executadas, a organização de jornadas workshops, palestras e visitas técnicas sobre cultura de segurança, entre outras ações ao longo dos últimos anos.

 

Assim, os pesquisadores demonstraram que as ações práticas do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente, em Primavera do Leste, têm contribuído para melhorias significativas na segurança e qualidade da assistência prestada a todos os usuários do SUS. “Entre essas ações, destaca-se a reativação dos núcleos hospitalares da rede pública e privada que prestam serviços ao SUS, incluindo a UPA, e o incentivo às notificações de eventos adversos em todos os serviços de saúde de nosso município”, destacou a Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do município, Eliana Melo.

 

  

 

O simpósio destacou a importância de ressignificar a cultura de segurança em toda a rede de saúde. “Foi enfatizada a inclusão do próprio usuário no processo, já que o paciente é o principal beneficiado pela qualidade da assistência recebida”, pontuou Melo. Cerca de 360 participantes estiveram reunidos no evento que contou ainda com palestras, debates e mesas-redondas que focaram sobre boas práticas e inovações.

 

Os eventos foram organizados conjuntamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), por meio da Vigilância Sanitária - Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) e Serviço Estadual de Controle de Infecção (SECIH) com o Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS) e Liga Acadêmica de Gestão em Saúde da UNEMAT.

Veja também:

Prefeitura apresenta nova frente de trabalho da Secretaria de Infraestrutura

Primavera do Leste conquista 46 medalhas e é campeã da 1ª Etapa do Campeonato Matogrossense de Judô

Município avança no compromisso com o autismo em evento nacional

Primavera do Leste envia maior delegação para os Jogos Escolares da etapa regional

Prefeitura de Primavera do Leste e IFMT se unem para criar aplicativo que vai revolucionar o atendimento à população

Gestão ativa e ação imediata: Prefeitura inicia obra emergencial na Avenida Mata Fria

Agricultura Familiar garantirá alimentos frescos para a merenda escolar em 2025 em Primavera do Leste

Nova metodologia e foco em resultados marcam atuação do PROCON em Primavera do Leste

Secult realiza mais uma edição do Circuito do Rock neste sábado (26)

Prefeitura reforça cuidado com a cidade e intensifica ações de bem-estar ambiental

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3500-4500