Compartilhe:
Pesquisadores relataram sobre a efetividade das ações práticas do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente no município
Coordenadoria de comunicação - 21/10/2024
O trabalho de três servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Primavera do Leste foi premiado no II Simpósio Mato-Grossense de Segurança do Paciente e II Simpósio de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Os eventos ocorreram concomitantemente em Cuiabá nos dias 16 e 17 de outubro. A equipe retornou ao município trazendo na bagagem a conquista do 3º lugar na modalidade Melhor Trabalho de Relato de Experiência.
Kátia Moreira Silva, Eliana Hinterholtz Melo e Antônio Marcos Moreira Aguiar abordaram a “Implementação da cultura de segurança do paciente em um município de Mato Grosso”. No relato foram apresentadas as medidas tomadas para criar e fortalecer uma cultura de segurança do paciente em uma cidade de médio porte e assim reduzir riscos e ocorrência de danos.
O grupo realizou uma cronologia das ações da SMS sobre o tema, como a criação da Portaria de Nomeação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em 2023, as reuniões e intervenções executadas, a organização de jornadas workshops, palestras e visitas técnicas sobre cultura de segurança, entre outras ações ao longo dos últimos anos.
Assim, os pesquisadores demonstraram que as ações práticas do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente, em Primavera do Leste, têm contribuído para melhorias significativas na segurança e qualidade da assistência prestada a todos os usuários do SUS. “Entre essas ações, destaca-se a reativação dos núcleos hospitalares da rede pública e privada que prestam serviços ao SUS, incluindo a UPA, e o incentivo às notificações de eventos adversos em todos os serviços de saúde de nosso município”, destacou a Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do município, Eliana Melo.
O simpósio destacou a importância de ressignificar a cultura de segurança em toda a rede de saúde. “Foi enfatizada a inclusão do próprio usuário no processo, já que o paciente é o principal beneficiado pela qualidade da assistência recebida”, pontuou Melo. Cerca de 360 participantes estiveram reunidos no evento que contou ainda com palestras, debates e mesas-redondas que focaram sobre boas práticas e inovações.
Os eventos foram organizados conjuntamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), por meio da Vigilância Sanitária - Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) e Serviço Estadual de Controle de Infecção (SECIH) com o Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS) e Liga Acadêmica de Gestão em Saúde da UNEMAT.
Veja também:
Com recorde de vitórias, Primavera do Leste se consagra como potência esportiva nos Jogos Escolares e Estudantis Matogrossenses 2025
Prefeitura garante mais de 2,3 milhões em medicamentos e reabastece todas as farmácias municipais
Festival Gastronômico de Comida de Rua registra maior arrecadação da história e fortalece economia local em Primavera do Leste
Abertura do Primacanta destaca consciência ambiental com participação do mascote Dinho e ações da SAMA
Secretaria Municipal de Educação abre inscrições para programas de alfabetização de jovens e adultos
Festival Gastronômico movimenta economia local e valoriza a cultura popular
Prefeitura de Primavera do Leste quer incluir cavalgada no calendário oficial do município
Primavera do Leste celebra 39 anos com um mês inteiro dedicado à família
Feira da Lua retorna com nova estrutura e reforça compromisso com a agricultura familiar em Primavera do Leste
Primavera do Leste integra reunião sobre o Caminho Real de Mato Grosso e prepara participação na FIT Pantanal
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO