07/12/2018 - Secretaria de Educação

Mais de 450 professores da rede municipal participam de seminário de formação continuada

Diego Eifler

Ocorreu nesta sexta-feira (7) o Seminário de Formação Continuada do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Primavera do Leste. Cerca de 450 profissionais da educação se reuniram para discutir o que foi vivenciado durante o ano nas escolas, além de demonstrar o que ficou de experiência a partir da formação continuada.

Para a secretária municipal de educação, Adriana Tomasoni, “este é um momento muito importante para a educação fundamental”, disse a educadora, preparando os professores para o próximo ano, “onde teremos diversos desafios pela frente, quando desenvolveremos um plano de ação no início do ano, para segui-lo sobre o monitoramento do Tribunal de Contas do Estado”.

Primavera do Leste faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). A Educação também está inserida no programa e por isso é monitorada. A intenção é criar metas para utilizar cada vez melhor o dinheiro público, seja ele aplicado na infraestrutura, educação, ou administração pública em geral.

Até 2018 o TCE monitorou os trabalhos da Secretaria de Educação, agora se estenderá para as unidades escolares. Por isso, o corpo docente das escolas passará a ter responsabilidade conjunta sobre o desenvolvimento da unidade.

Também participaram do evento o diretor do Centro de Formação e Atualização dos Professores da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro), Dilson Thomaz, a vereadora Edina Manich como presidente do Sintep de Primavera do Leste, o presidente da Câmara, vereador Miley Alves, e o vice-prefeito Sérgio Fava, representando o prefeito Léo Bortolin.

O diretor do Cefapro destacou que a caminhada para educação depende de vários fatores, mas sem sombra de dúvidas a formação continuada é um dos pilares principais nesse processo. O que vai ao encontro com o pensamento de Miley Alves, que também é educador por formação e acredita que “a educação é uma área que merece mais atenção. E a formação continuada é para bons profissionais que buscam conhecimento e informações para passar o que há de melhor em sala de aula”.

O vice-prefeito parabenizou todos os professores por mais um ano de dedicação às crianças de Primavera do Leste, e disse que a educação é um pilar fundamental na administração. “Os professores são que vão fazer os profissionais que desenvolverão nosso município e país. Acreditamos que 2019 será muito bom. Prevemos bastante investimento na área da educação”.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste