13/07/2017 - Secretaria de Educação

Professora de Primavera do Leste participa de Fórum Internacional na Espanha para discutir Formação de Professores.

Assessoria de Comunicação

Entre os dias 03 e 06 de julho de 2017 ocorreu em Madrid na Espanha o 6º Fórum Iberoamericano Literacia e Aprendizagem sediado pela  Universidad Complutence de Madrid. O Fórum tem como objetivo congregar pesquisadores de diversos países iberoamericanos e europeus para potencializar o compartilhamento de experiências de trabalhos realizados, resultados de investigações científicas e produções acadêmicas voltados para o campo da Educação.

Representando o Município de Primavera do Leste na comitiva Matogrossense esteve a Professora Sílvia Cristina Fernandes Paiva que é Mestre em Educação pela UFMT e desenvolve trabalhos junto à Secretaria Municipal de Educação de Primavera do Leste, voltados para a formação continuada de professores ligados à Rede Municipal de Ensino.

Além da apresentação do trabalho “Produção de sentidos sobre a leitura dos professores orientadores participantes do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, a professora Silvia Paiva ressalta a importância das discussões sobre formação de professores que foram fomentadas no evento, destacando o intercâmbio de idéias e experiências com pesquisadores e estudiosos da formação de professores dos diversos países participantes.

"A preocupação com o engajamento dos professores em processos de formação continuada visando a melhoria do exercício profissional docente e, decorrente disso, a melhoria da qualidade da educação, tem movimentado projetos com diferentes perspectivas no mundo todo", destaca a professora.

O compartilhamento das experiências exitosas, bem como das dificuldades encontradas em cada contexto serviram, segundo a professora Silvia, de contraponto de reflexão para pensar e potencializar os projetos de formação continuada dos professores já em andamento em Primavera do Leste. “Partilhando experiências no Fórum, percebemos que estamos caminhando certo, investir na formação continuada dos professores é um grande desafio, mas um desafio que se apresenta imprescindível se quisermos sonhar com uma educação pública de qualidade para as nossas crianças e jovens. As muitas experiências de sucesso mundo a fora comprovam cada vez mais a necessidade de investirmos na formação continuada dos professores, para que estes se potencializem profissionalmente e, assim, promovam uma educação cada vez com maior qualidade.” finalizou.