Festival de teatro Fetran encerra e três espetáculos de primavera vão para final, em Cuiabá

29/05/2017

Assessoria de Comunicação
Festival de teatro Fetran  encerra e três espetáculos de primavera vão para final, em Cuiabá

O 14ª Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) de Primavera do Leste encerrou nesta sexta-feira (26) e os três espetáculos vencedores irão para a final, em Cuiabá. Foram três categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil.  O município, há três anos, recebe a etapa Araguaia do festival. Esta edição trouxe 15 espetáculos, todos do município, encenados por alunos da Escola Municipal de Teatro, projeto que tem a parceria com o Ponto Faces de Cultura, a  edição do festival contou com cerca de 150 participantes.

Os jurados avaliaram as peças considerando: se a mensagem foi passada, se o tema trânsito foi explanado e a arte cênica apresentada. O teatro estudantil de Primavera do Leste é o atual campeão nas três categorias do Festival, consagrado um projeto sério e responsável desenvolvido no município. O prefeito Getúlio Viana participou da final do Fetran e relembrou o início do teatro em Primavera do Leste, valorizando a evolução da cena  cultural no município. "Sempre investimos e iremos continuar investindo em teatro no município, pois, o resultado sempre é surpreendente. Hoje vemos alunos que se  destacam em nível estadual, nacional e internacional. O Fetran além de trazer o teatro para todos do município também trouxe a educação no trânsito“ destacou o prefeito.

Nesta edição, além das peças vencedoras, também foram avaliadas seis categorias destaques: atrizes e atores, textos, direção, cenários, figurinos, trilha sonora e sonoplastia.

As peças vencedoras nas respectivas categorias foram:

Infantil – 1º Reino das Bandeiras; 2º Tesouro do Baú; e 3º Formigolópolis;

Infanto-juvenil – 1º ImaginaAção; 2º Juventude Transitando; e 3º Espelunca;

Juvenil - 1º Voo sobre a Imprudência; 2º O pior espetáculo do mundo; 3º Palavras não ditas.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e coordenador do Fetran, André Luiz Ferreira explica que Primavera abraça o projeto e que houveram muitas peças que se destacaram. “O festival ganha com isto, pois as que ganharam vão para Cuiabá, representando muito bem a regional e abrilhantando a final”, afirma.

O coordenador ainda salienta que o trânsito mata 43 mil pessoas por ano no Brasil, então é um tema que deve ser debatido sempre. “Essas ações de conscientização ajudam muito, mas ainda temos muito o que discutir e mudar”, finaliza.

O PRF Giovanni Machado foi jurado no tema trânsito e ele conta que Primavera do Leste é um polo cultural, com disputas equilibradas. “Não dou ênfase à competição, pois o objetivo do Fetran é passar a mensagem das mudanças de atitudes dos atores e do público que irá levar ao trânsito. A disputa foi muito equilibrada e tenho certeza que as equipes daqui irão representar Primavera com maestria”, destaca.

A coordenadora da Escola de Teatro e diretora, Ana Dorst, teve a equipe classificada nas três categorias e ficou em primeiro lugar no Juvenil. “Todos são meus alunos, então não há uma competição. Eles se esforçaram e batalharam. Iam no horário de ensaio, fora do horário e mereceram ter vencido. É um reconhecimento muito importante para o crescimento deles”, pontua.

O secretário de Cultura, Wanderson Lana, que começou este projeto no município, esclarece que a maneira que o teatro é trabalhado em Primavera, o respeito com os atores, o cuidado em tratar os temas e a maneira colaborativa para construir as produções, reflete no resulto. “Eles estão em várias partes da cidade para garantir o acesso, e as turmas são separadas por idade, para estarem no mesmo nível de discussão das coisas que acontecem, e cada um com as particularidades. Desta forma, eles contribuem para mostrar algo sobre eles”, diz.

Lana relata que o Fetran é um projeto em que crianças falam com crianças e jovens debatem com jovens. “Acredito que, desta maneira, o processo educacional ganha mais potência, pois já há os professores que conversam na escola e as campanhas dos poderes públicos”, pondera.

A peça “Juventude Transitando” é uma releitura de uma peça que foi apresentada há oito anos e foi escrita por Wanderson Lana. Para ele, da mesma forma que algumas atitudes não mudaram com o tempo, a peça mostra com  a linguagem que o espetáculo traz, que é possível se divertir sem ser imprudente. “Só temos uma vida e temos que cuidar dela. Qualquer acidente pode nos colocar em uma situação irreversível. Será uma realidade totalmente diferente. O espetáculo conclama as pessoas a mudarem”, finaliza.