Secretaria de Fazenda

Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de coleta seletiva de lixo que passará a funcionar em maio

08/04/2024

Diego Eifler

A Prefeitura de Primavera do Leste lançou hoje (8), em coletiva de imprensa, o programa “Primavera Mais Limpa”, de coleta seletiva e de lixo doméstico do município. A coleta seletiva começará a ser realizada a partir do início de maio e ocorrerá em dias diferentes da coleta de lixo comum.

Com o aumento do número de bairros da cidade, o Executivo Municipal precisou buscar soluções efetivas para atender a crescente demanda de resíduos produzidos. Assim, além da introdução da coleta seletiva, agora a coleta de lixo doméstico passa a ser de porta em porta. Também serão coletados os resíduos da construção civil de obras públicas.

A transição das empresas que fazem o recolhimento de lixo ocorreu na semana passada. A previsão é de que o contrato com a nova empresa de coleta e destinação de resíduos seja renovado a cada 12 meses, podendo chegar a 5 anos.

“É um investimento alto que estamos realizando nesse programa. A mudança visa melhorar a qualidade e a frequência da coleta no município”, pontuou o prefeito Leonardo Bortolin.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Nascimento, comentou sobre a estrutura veicular do novo programa. “São 8 caminhões para a coleta comum, sendo um reserva, e 3 caminhões destinados à coleta seletiva, sendo 1 reserva também. E ainda 2 caminhões para coleta de resíduos do poder público”, explicou.

Higor expôs ainda como foi planejado o recolhimento do lixo comum no município. “Dividimos a cidade em três grandes regiões. A região central terá coleta diária noturna por conta do comércio. As outras duas regiões serão divididas em três dias da semana. Então uma região recebe a coleta na segunda, quarta e sexta-feira e a outra na terça, quinta e sábado”. As diurnas começam a partir das 5h e as noturnas a partir das 17h”, apontou.

Conforme dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), são destinados ao aterro sanitário de Rondonópolis, em torno de 75 toneladas diárias de lixo.

O programa começou a ser desenhado há dois anos, em parceria com o Ministério Público Estadual, que estabeleceu os parâmetros legais para a coleta e gerenciamento dos resíduos.

Bortolin ainda abordou sobre as expectativas futuras de destinação de resíduos. “Nesse momento a gente está discutindo sobre sair do modelo de concessão consorciada para o modelo de aterro regionalizado, que acreditamos ser o mais eficaz”, afirmou.

Conscientização

O sucesso do novo programa também depende da participação popular. Por isso, a Prefeitura de Primavera do Leste irá realizar campanhas de conscientização nas escolas, além de pit stops informativos em pontos estratégicos da cidade.

Os caminhões da coleta seletiva também passarão nos bairros tocando uma música específica para que os primaverenses possam identificar a chegada do veículo e deixar os resíduos na porta das residências.

Também foi disponibilizado um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas sobre a coleta no município. O whatsapp (66) 9 9912 6804 recebe pedidos de informação de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h e das 13h às 17h30.

A população que esteve presente no lago municipal na tarde de ontem (7) pode ainda conhecer os novos caminhões que fazem a coleta de lixo municipal. O cronograma de coleta seletiva ainda será divulgado pela Prefeitura Municipal. Confira o novo cronograma de coleta de lixo comum.

Fotos: